Vivência das puérperas nutrizes frente à prática do aleitamento materno

Autores

  • Aline Nogueira Santos Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Valdecyr Herdy Alves
  • Gleiciana Sant’ Anna Vargas
  • Diego Pereira Rodrigues https://orcid.org/0000-0001-8383-7663
  • Rosangela de Mattos Pereira de Souza Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Giovanna Rosário Soanno Marchiori Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216096

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Atenção primária à saúde, Informação, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer as práticas das nutrizes frente ao processo do aleitamento materno no contexto das orientações recebidas na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município de Silva Jardim. Método: estudo descritivo-exploratório, abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com vinte e uma nutrizes da área adstrita da ESF do Município de Silva Jardim. A coleta de dados se sucedeu entre os meses de janeiro e abril de 2014. Resultados: foram obtidas duas categorias: as dificuldades do aleitamento materno sob a ótica das nutrizes: a necessidade da implementação da linha de cuidado em amamentação na ESF; Promoção e apoio à amamentação no puerpério: um desafio para a ESF. Conclusão: nesse estudo, a vivência das nutrizes no processo de aleitamento materno está relacionada à falta de informação coesa, o que permite a adoção de práticas inadequadas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Nogueira Santos, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Enfermeira, graduada em enfermagem na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro

Valdecyr Herdy Alves

Enfermeiro, Doutor. Professor Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Gleiciana Sant’ Anna Vargas

Enfermeira, Mestre em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro

Diego Pereira Rodrigues

Mestrando em Ciências do cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de afonso Costa (EEAAC), Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro (ABENFO-RJ)

Rosangela de Mattos Pereira de Souza, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Enfermeira, Mestre em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Giovanna Rosário Soanno Marchiori, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Enfermeira, Mestre em Materno-Infantil no Hospital Universitário Antônio Pedro, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Santos, A. N., Alves, V. H., Vargas, G. S. A., Rodrigues, D. P., Souza, R. de M. P. de, & Marchiori, G. R. S. (2016). Vivência das puérperas nutrizes frente à prática do aleitamento materno. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(2), 214–224. https://doi.org/10.5902/2179769216096

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.