Acesso à assistência ao parto hospitalar de risco habitual: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225258

Palavras-chave:

, Acesso aos serviços de saúde, Serviços de saúde materno-infantil, Maternidades.

Resumo

Objetivo: avaliar as evidências científicas disponíveis na literatura acerca do acesso aos serviços obstétricos no parturitivo de risco habitual. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura que buscou artigos publicados entre 2011 e 2016. As bases de dados foram Web of Science, SCOPUS, PubMed, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, além da Biblioteca Virtual Scientific Electronic Library Online, sendo utilizada, nos artigos selecionados, a análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: selecionou-se 17 artigos, que apontaram uma assistência obstétrica desarticulada com disparidades no acesso que atingem, principalmente, mulheres jovens, negras, de condição socioeconômica desfavorável e com baixa escolaridade. Conclusão: há necessidade de uma assistência ampliada e em rede minimizar as dificuldades encontradas por gestantes e garantir a completude de seu acesso aos serviços obstétricos de qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde da mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gonçalves da Silva, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeiro, Professor Pós-doutor. Titular do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico Universidade Federal Fluminense. Líder do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher e da Criança. Coordenador do Banco de Leite Humano/Hospital Universitário Antônio Pedro/UFF. Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ).

Paolla Amorim Malheiros Dulfe, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira Obstetra, Mestranda no Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da UFF, Pós-graduação em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente. Universidade Federal Fluminense.  Maricá (RJ), Brasil.

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeiro, Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Vice-presidente da ABENFO-RJ. Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ)

Audrey Vidal Pereira, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Doutor em Saúde Pública. Professor Adjunto do Departamento Materno-Infantil e Psiquiátrico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Rio de Janeiro, Brasil.

Joyce Gonçalves Barcellos, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Enfermeira, Graduada em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Silva, A. G. da, Alves, V. H., Dulfe, P. A. M., Rodrigues, D. P., Pereira, A. V., & Barcellos, J. G. (2018). Acesso à assistência ao parto hospitalar de risco habitual: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 591–604. https://doi.org/10.5902/2179769225258

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)