Práticas sustentáveis no âmbito hospitalar: percepção dos enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769231634

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Hospital Geral, Enfermagem

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções de enfermeiros acerca da sustentabilidade ambiental no âmbito hospitalar. Método: estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em quatro hospitais da 1ª; 4ª; 17ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Foi desenvolvido entre os meses de setembro de 2013 e fevereiro de 2014, tendo como participantes 26 Enfermeiros. Análise dos dados seguiu os preceitos da Análise Textual Discursiva. Resultados: os relatos emergentes dos entrevistados indicaram que as práticas de enfermagem na sustentabilidade hospitalar apresentam-se exclusivamente sob obediência de estruturas organizacionais dos hospitais, dependência da legislação e na construção de valores organizacionais. Considerações Finais: a construção de práticas sustentáveis está atrelada à herança do modelo administrativo burocrático, normativo e categórico no processo decisório da formação de crenças e valores sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Pinho Mendes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2011). . Mestre em Enfermagem. Doutorando em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande - PPGENF/FURG. Membro dos Grupos de Estudos e Pesquisa sobre a Organização do Trabalho da Enfermagem e Saúde - GEPOTES e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde - NEPES. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando em Unidade de Terapia Intensiva. Atua nas seguintes áreas de investigação: administração de organizações de saúde, dimensionamento de pessoal de enfermagem, cultura organizacional de hospitais e sustentabilidade hospitalar. Rio Grande, Rio Grande do Sul. Brasil.

Edison Luiz Devos Barlem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (2006), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2012). Atualmente é Diretor da Escola de Enfermagem da FURG; é membro da Sociedade Brasileira de Bioética, membro - International Association for Education in Ethics, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: ética de enfermagem, sofrimento moral, advocacia em saúde e sensibilidade moral.

Helena Heidtmann Vaghetti, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1980), Especialização em Administração Hospitalar (1981), Graduação em Letras Português Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), Graduação em Enfermagem e Obstetrícia Licenciatura Plena pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1992) e Mestrado em Assistência de Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Especialização em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (2016). Docente da Universidade Federal do Rio Grande (1993-2018). Atua nas seguintes áreas de investigação: gerenciamento de organizações de saúde, cultura organizacional de hospitais, recursos humanos na saúde, hospitais públicos, história da enfermagem/saúde, organização do trabalho da saúde, humanização, identidade profissional, marketing e comunicação na saúde, dimensionamento de pessoal na saúde. Superintendente Estudantil (1998-2001). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (2010-2012). Diretora do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (2012-2015l). Técnica Certificadora de Hospitais de Ensino/ME (2012-2014). Superintendente do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. FURG/EBSERH (2015-2018).

Carolina Domingues Hirsch, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEnf-FURG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde da Criança e do Adolescente - GEPESCA/ FURG.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Mendes, D. P., Barlem, E. L. D., Vaghetti, H. H., & Hirsch, C. D. (2018). Práticas sustentáveis no âmbito hospitalar: percepção dos enfermeiros. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(4), 769–779. https://doi.org/10.5902/2179769231634

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.