Desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática de enfermagem e saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769289120

Palavras-chave:

Enfermagem, Ética, Desenvolvimento Moral, Educação Baseada em Competências, Bioética

Resumo

Objetivo: analisar e sintetizar a produção científica sobre o desenvolvimento de competências ético-morais na formação e nos cenários de práticas de enfermagem e outras áreas da saúde. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Web of Science, Cinahl, Embase e Pubmed. Recorte temporal de 2000 a 2023. Foram selecionados 28 artigos. Resultados: três sínteses de evidências representam a integração dos resultados: desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática profissional, estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências ético-morais, e educação ética e sua relação com a identidade profissional. Conclusão: evidencia-se a importância do desenvolvimento de competências ético-morais na capacidade de tomar decisões éticas, a partir da reflexão crítica e julgamento moral, visando à qualidade da assistência, o respeito, responsabilidade, autonomia e consciência profissional.

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Biografia do Autor

Fernanda Beatriz de Freitas Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Dulcinéia Ghizoni Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Maiara Suelen Mazera, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem

Mireya Inés Triviños Barrientos, Universidad de Magallanes

Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-graduação em Enfermagem d Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidad de Magallanes. Punta Arenas, Chile.

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Publicado

2025-03-18

Como Citar

Ribeiro, F. B. de F., Schneider, D. G., Mazera, M. S., & Barrientos, M. I. T. (2025). Desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática de enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e3. https://doi.org/10.5902/2179769289120

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