Desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática de enfermagem e saúde: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769289120

Palavras-chave:

Enfermagem, Ética, Desenvolvimento Moral, Educação Baseada em Competências, Bioética

Resumo

Objetivo: analisar e sintetizar a produção científica sobre o desenvolvimento de competências ético-morais na formação e nos cenários de práticas de enfermagem e outras áreas da saúde. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Web of Science, Cinahl, Embase e Pubmed. Recorte temporal de 2000 a 2023. Foram selecionados 28 artigos. Resultados: três sínteses de evidências representam a integração dos resultados: desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática profissional, estratégias de ensino para o desenvolvimento de competências ético-morais, e educação ética e sua relação com a identidade profissional. Conclusão: evidencia-se a importância do desenvolvimento de competências ético-morais na capacidade de tomar decisões éticas, a partir da reflexão crítica e julgamento moral, visando à qualidade da assistência, o respeito, responsabilidade, autonomia e consciência profissional.

Downloads

Biografia do Autor

Fernanda Beatriz de Freitas Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Dulcinéia Ghizoni Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil

Maiara Suelen Mazera, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Enfermagem

Mireya Inés Triviños Barrientos, Universidad de Magallanes

Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-graduação em Enfermagem d Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidad de Magallanes. Punta Arenas, Chile.

Referências

Gontijo ED. Desenvolvimento de competência moral na formação médica. Rev Bras Educ Méd. 2021;45(4). doi: 10.1590/1981-5271v45.4-20210240. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.4-20210240

Marques LMNSR, Fonseca SC, Milioni VC, Corbiceiro WCH. Quais são os valores morais essenciais para a formação médica? Rev Bioét. 2020;28(4). doi: 10.1590/1983-80422020284433. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422020284433

Martins V, Santos C, Duarte I. Educar para a bioética: desafio em enfermagem. Rev Bioét. 2022;30(3). doi: 10.1590/1983-80422022303543EN. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-80422022303543pt

Dias JAA, David HMSL, Rodrigues BMRD, Peres PLP, Pacheco STA, Oliveira MS. A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro. Rev Enferm UERJ. 2017;25:e26391. doi: 10.12957/reuerj.2017.26391. DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26391

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Use of the bibliographic reference manager in the selection of primary studies in integrative reviews. Texto Contexto Enferm. 2019;28:e20170204. doi: 10.1590/1980-265X-TCE-2017-0204. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0204

Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan-a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1). doi: 10.1186/s13643-016-0384-4. DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

Vanaki Z, Memarian R. Professional ethics: beyond the clinical competency. J Prof Nurs. 2009;25(5):285-91. doi: 10.1016/j.profnurs.2009.01.009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2009.01.009

Sumner J. Reflection and moral maturity in a nurse's caring practice: a critical perspective. Nurs Philos. 2010;11(3):159-69. doi: 10.1111/j.1466-769X.2010.00445.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1466-769X.2010.00445.x

Robichaux C. Developing ethical skills: from sensitivity to action. Crit Care Nurse. 2012;32(2):65-72. doi: 10.4037/ccn2012929. DOI: https://doi.org/10.4037/ccn2012929

Hickman SE, Wocial LD. Team-based learning andethicseducation in nursing. J Nurs Educ. 2013;52(12):696-700. doi: 10.3928/01484834-20131121-01. DOI: https://doi.org/10.3928/01484834-20131121-01

Meira MDD, Kurcgant P. Political-ethical skill development in nursing undergraduates. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(5):1203-10. doi: 10.1590/S0080-623420130000500027. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000500027

Poikkeus T, Numminen O, Suhonen R, Leino-Kilpi H. A mixed-method systematic review: support for ethical competence of nurses. J Adv Nurs. 2014;70(2):256-71. doi: 10.1111/jan.12213. DOI: https://doi.org/10.1111/jan.12213

Ramos FRS, Brehmer LCF, Vargas MAO, Schneider DG, Drago LC. Ethics constructed through the process of nurse training: conceptions, spaces and strategies. Rev Latinoam Enferm. 2013;21:113-21. doi: 10.1590/s0104-11692013000700015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692013000700015

Buxton M, Phillippi JC, Collins MR. Simulation: a new approach to teaching ethics. J Midwifery Womens Health. 2015;60(1):70-4. doi: 10.1111/jmwh.12185. DOI: https://doi.org/10.1111/jmwh.12185

Schaefer R, Junges JR. A construção da competência ética na percepção de enfermeiros da Atenção Primária. Rev Esc Enferm USP. 2014;48(2):329-34. doi: 10.1590/s0080-6234201400002000019. DOI: https://doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000019

Gibbons SW, Jeschke EA. Nursing ethics: a lifelong commitment. Annu Rev Nurs Res. 2016;34:1-14. doi: 10.1891/0739-6686.34.1. DOI: https://doi.org/10.1891/0739-6686.34.1

Grace P, Milliken A. Educating nurses for ethical practice in contemporary health care environments. Hastings Cent Rep. 2016;46 Suppl 1:S13-7. doi: 10.1002/hast.625. DOI: https://doi.org/10.1002/hast.625

McAllister M, Levett-Jones T, Petrini MA, Lasater K. The viewing room: a lens for developing ethical comportment. Nurse EducPract. 2016;16(1):119-24. doi: /10.1016/j.nepr.2015.10.007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2015.10.007

Ranjbar H, Joolaee S, Vedadhir A, Abbaszadeh A, Bernstein C. Becoming a nurse as a moral journey: a constructivist grounded theory. Nurs Ethics. 2017;24(5):583-97. doi: 10.1177/0969733015620940. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733015620940

Enderle CF, Silveira RSD, Dalmolin GL, Lunardi VL, Avila LI, Dominguez CC. Teaching strategies: promoting the development of moral competence in undergraduate students. Rev Bras Enferm. 2018;71(suppl 4):1650-56. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0704. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0704

Oelhafen S, Monteverde S, Cignacco E. Exploring moral problems and moral competences in midwifery: a qualitative study. Nurs Ethics. 2019;26(5):1373-86. doi: 10.1177/0969733018761174. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733018761174

Pettersson M, Hedström M, Höglund AT. Ethical competence in DNR decisions - a qualitative study of Swedish physicians and nurses working in hematology and oncology care. BMC Med Ethics. 2018;19(1):63. doi: 10.1186/s12910-018-0300-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s12910-018-0300-7

Ranjbar H, Joolaee S, Vedadhir A, Abbasszadeh A, Bernstein C. An evolutionary route for the moral development of nursing students: a constructivist grounded theory. J Nurs Res. 2018;26(3):158-67. doi: 10.1097/jnr.0000000000000224. DOI: https://doi.org/10.1097/jnr.0000000000000224

Haghighat S, Borhani F, Ranjbar H. Is there a relationship between moral competencies and the formation of professional identity among nursing students? BMC Nurs. 2020;19:49. doi: 10.1186/s12912-020-00440-y. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-020-00440-y

Macpherson I, Roqué MV, Segarra I. Moral dilemmas involving anthropological and ethical dimensions in healthcare curriculum. Nurs Ethics. 2020;27(5):1238-49. doi: 10.1177/0969733020914382. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733020914382

Martins VSM, Santos CMNC, Bataglia PUR, Duarte IMRF. The teaching of ethics and the moral competence of medical and nursing students. Health Care Anal. 2021;29(2):113-26. doi: 10.1007/s10728-020-00401-1. DOI: https://doi.org/10.1007/s10728-020-00401-1

Spekkink A, Jacobs G. The development of moral sensitivity of nursing students: a scoping review. Nurs Ethics. 2021;28(5):791-808. doi: 10.1177/0969733020972450. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733020972450

Megregia M, Low LK, Emeis C, De Vries R, Nieuwenhuijze M. Essential components of midwifery ethics education: results of a Delphi study. Midwifery. 2021;96:102946. doi: 10.1016/j.midw.2021.102946. DOI: https://doi.org/10.1016/j.midw.2021.102946

Michl S, Katsarov J, Krug H, Rogge A, Eichinger T. Ethics in times of physical distancing: virtual training of ethical competences. GMS J Med Educ. 2021;38(1):Doc28. doi: 10.3205/zma001424.

Oddvang TKK, Loftfjell ALG, Brandt LM, Sørensen K. Nursing students' experience of learning ethical competence and person-centered care through simulation. Int Pract Dev J. 2021;11(2):7. doi: 10.19043/ipdj.112.007. DOI: https://doi.org/10.19043/ipdj.112.007

Honkavuo L. Midwifery students' experiences of support for ethical competence. Nurs Ethics. 2022;29(1):145-56. doi: 10.1177/0969733021999773. DOI: https://doi.org/10.1177/0969733021999773

Bueno AA, Evangelista RA, Potrich T, Figueredo LP, Silva CCR, Silva GTR, et al. Overview of nursing ethics teaching in Brazilian public higher education institutions. Rev Bras Enferm. 2023;76:e20220808. doi: 10.1590/0034-7167-2022-0808. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2022-0808pt

Mármol-López MI, Marques-Sule E, Naamanka K, Arnal-Gómez A, Cortés-Amador S, Durante Á, et al. Physiotherapists' ethical behavior in professional practice: a qualitative study. Front Med (Lausanne). 2023;10:1158434. doi: 10.3389/fmed.2023.1158434. DOI: https://doi.org/10.3389/fmed.2023.1158434

Prosen M, Ličen S. Newly graduated nurses' perceptions of their professional role and professional competency: a qualitative focus group study. BMC Med Educ. 2023;23(1):755. doi: 10.1186/s12909-023-04747-7. DOI: https://doi.org/10.1186/s12909-023-04747-7

Hansen S, Hessevaagbakke E, Lindeflaten K, Elvan K, Lillekroken D. Nurturing ethical insight: exploring nursing students' journey to ethical competence. BMC Nurs. 2024;23(1):1-14. doi: 10.1186/s12912-024-02243-x. DOI: https://doi.org/10.1186/s12912-024-02243-x

Publicado

2025-03-18

Como Citar

Ribeiro, F. B. de F., Schneider, D. G., Mazera, M. S., & Barrientos, M. I. . T. (2025). Desenvolvimento de competências ético-morais na formação e na prática de enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e3. https://doi.org/10.5902/2179769289120

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)