Competência cultural de enfermeiros(as): uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769287759

Palavras-chave:

Enfermagem, Modelos de Assistência à Saúde, Assistência à Saúde Culturalmente Competente, Diversidade Cultural, Competência Profissional

Resumo

Objetivo: mapear as evidências científicas sobre a utilização do Modelo de Cuidado de Competência Cultural de Enfermeiros. Método: revisão de escopo, buscas realizadas em novembro de 2023, em seis bases de dados, incluindo estudos primários ou secundários, em português, inglês ou espanhol, publicados a partir de 2002. Resultados: incluídos 11 estudos, seis evidenciaram o uso do modelo no contexto assistencial e cinco, no de formação em Enfermagem. Conclusão: o Modelo de Cuidado de Competência Cultural de Enfermeiros apresenta-se como um contributo para o desenvolvimento profissional e de serviços de saúde culturalmente responsivos, pois seus constructos subsidiam a autopercepção dos enfermeiros como seres culturais, a busca pelo conhecimento e desenvolvimento de habilidades sobre diferentes culturas, proporcionando que os encontros de cuidado sejam permeados pela tomada de decisão e o agir profissional em consideração à diversidade étnico-cultural.

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Biografia do Autor

Karin Rosa Persegona Ogradowski, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2004), Mestrado em Enfermagem com ênfase em Dor e Pediatria pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (2023). Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdades Pequeno Príncipe - FPP que possui Acreditação Internacional pelo Sistema Arcu-Sur a nível de Mercosul e países associados. Membro Fundadora e Docente Orientadora da Liga Acadêmica de Enfermagem Pediátrica (LAENP-FPP) em sinergia com o Hospital Pequeno Príncipe. Docente do Curso de Graduação em Medicina (FPP), com ênfase em saúde coletiva. Coordenadora Pedagógica e Docente dos Cursos de Especialização Multiprofissional em Cuidados Paliativos e em Enfermagem em Pediatria e Cuidados Intensivos Neonatais da FPP. Membro do Grupo de Pesquisa no Ensino em Saúde (PENSA - FPP), do Grupo de Estudos em Revisões da FPP e Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado Humano de Enfermagem - NEPECHE UFPR. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem seção Paraná - ABEN PR Gestão 2022-2025. Possui publicações nas áreas de Enfermagem Materno-Infantil, Saúde da Criança e do Adolescente, Ensino na Saúde, Metodologias Ativas e Inovadoras, Competências Profissionais e Cuidados Paliativos.

Davi Paula da Silva, Faculdades Pequeno Príncipe

Acadêmico de Enfermagem.

Tatiane Herreira Trigueiro, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora, Co-Orientadora.

Marilene Loewen Wall, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutora, Orientadora

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Publicado

2024-10-23

Como Citar

Ogradowski, K. R. P., Silva, D. P. da, Trigueiro, T. H., & Wall, M. L. (2024). Competência cultural de enfermeiros(as): uma revisão de escopo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e29. https://doi.org/10.5902/2179769287759

Edição

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