Debriefing virtual: uma análise da percepção dos estudantes de enfermagem sobre sua utilização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284451

Palavras-chave:

Exercício de Simulação, Educação em Enfermagem, Treinamento por Simulação, Estudantes de enfermagem, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o debriefing virtual, realizado com estudantes de enfermagem que participaram como observadores em um cenário de simulação, gravado, sobre rebaixamento do nível de consciência por hipoglicemia. Método: estudo com delineamento transversal descritivo na fase quantitativa, e exploratório-descritivo na fase qualitativa entre 2020 e 2021, com 60 estudantes de graduação em enfermagem que assistiram a um cenário gravado e vivenciaram um debriefing virtual. Foram aplicados dois instrumentos de avaliação do debriefing, e na abordagem qualitativa utilizou-se análise pelo Iramuteq. Resultados: na Escala de Avaliação do Debriefing Associada à Simulação, a média geral de avaliação foi 4,25, mostrando que os participantes tiveram uma percepção positiva. Na Escala de Experiência com o Debriefing, a avaliação geral foi 4,38 sugerindo que foi uma estratégia útil. Conclusão: os estudantes apontaram o debriefing virtual como uma estratégia positiva para o aprendizado.

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Biografia do Autor

Marcia Bucco, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro do Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Saúde do Adulto (GEMSA/UFPR). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Simulação Clínica e Urgência e Emergência.

Radamés Boostel, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná

Enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Urgência e Emergência pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Docente do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência no cuidado ao paciente crítico adulto e infantil. Atualmente atuo em pesquisas relacionadas à simulação clínica no ensino de enfermagem.

Ana Elizabeth Lopes de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Possui Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002.2). Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Enfermagem pelo Programa Associado de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Pernambuco (UPE/UEPB). Residência em Enfermagem em Emergência pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. Especialista em Educação na Saúde para Preceptoria no SUS / Programas de Residência pelo Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Cidade do Recife; Tutora do Programa de Residência em Enfermagem em APH no SAMU Recife/UPE; Enfermeira do Hospital Universitário Oswaldo Cruz - UPE; Professora Conteudista da Disciplina de Urgência e Emergência com aplicação das Metodologias Ativas. Pesquisadora em Simulação Clínica. Membro do Grupo de Pesquisa do GEMSA (Grupo de Estudo Multiprofissional na Saúde do Adulto) - UFPR.

Pablo Silva, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro. Doutorado em andamento em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2021). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros.  Tem experiência na área de enfermagem, saúde coletiva, educação permanente e educação à distância.

Jéssica de Oliveira Veloso Vilarinho, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem pela UFPR. Mestre em Enfermagem pela UFPR, com ênfase em Simulação Clínica. 

Jorge Vinícius Cestari Félix, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro. Mestre e Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF-UFPR).

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Publicado

2023-11-17 — Atualizado em 2023-12-04

Versões

Como Citar

Bucco, M., Boostel, R., Carvalho, A. E. L. de, Silva, P. C., Vilarinho, J. de O. V., & Félix, J. V. C. (2023). Debriefing virtual: uma análise da percepção dos estudantes de enfermagem sobre sua utilização. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e45. https://doi.org/10.5902/2179769284451 (Original work published 17º de novembro de 2023)

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