Estresse ocupacional em enfermeiros atuantes em setores fechados de um hospital de Pelotas/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976927624

Palavras-chave:

Enfermagem, Esgotamento profissional, Unidades de terapia intensiva, Enfermagem perioperatória

Resumo

Objetivo: descrever os fatores estressantes na atividade do enfermeiro que trabalha nos setores fechados de instituição hospitalar. Método: trata-se de um estudo descritivo com enfoque qualitativo, desenvolvido com sete enfermeiras que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva e no Bloco Cirúrgico. Os dados foram coletados nos meses de julho e agosto de 2011, mediante entrevista semiestruturada e após assinatura do termo de consentimento Livre e Esclarecido, utilizando análise temática como ferramenta de interpretações. Resultados: Foram encontrados os seguintes eixos temáticos: estrutura física e recursos materiais; relacionamento interpessoal; e gerenciamento como causa de estresse. Considerações Finais: a atuação do enfermeiro encontra-se relacionada ao cuidado humano, sendo esta permeada por atividades burocráticas e assistenciais, as quais podem enfrentar situações complicadas de convívio, questões éticas, valores e crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Cristiene Nachtigall Barboza, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora Assistente do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia.

Luciana Lima Braga, Faculdade Anhanguera Educacional, Pelotas, RS

Enfermeira pela Faculdade Anhaguera Educadional/ Pelotas-RS. Especialista em Estratégia da Saúde da Familia com Enfase em Políticas Públicas

Luiane Tietz Perleberg, Faculdade Anhanguera Educacional, Pelotas, RS

Enfermeira pela Faculdade Anhaguera Educadional/ Pelotas-RS

Lidiane Souza Bernardes, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT

Aluna do curso de graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia.

Izabella Chrystina Rocha, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT

Mestre em Enfermgem  pela Universidade Federal do Mato Grosso. Doutoranda em parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário do Araguaia.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Barboza, M. C. N., Braga, L. L., Perleberg, L. T., Bernardes, L. S., & Rocha, I. C. (2013). Estresse ocupacional em enfermeiros atuantes em setores fechados de um hospital de Pelotas/RS. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(3), 374–382. https://doi.org/10.5902/217976927624

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)