Potencialidades e limites do ensino remoto emergencial de saúde mental no contexto da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769268178

Palavras-chave:

Covid-19, Educação superior, Educação a distância, Enfermagem, Saúde mental

Resumo

Objetivo: analisar as potencialidades e os limites do ensino remoto emergencial de uma disciplina de saúde mental no contexto da pandemia da COVID-19. Método: pesquisa qualitativa que analisou os dados do Google Forms de questionário online respondido por estudantes com questões abertas e fechadas. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020, de forma autoaplicável, e os diálogos do ambiente de aprendizagem, em fevereiro de 2021. Dos 223 estudantes concluintes, 128 responderam ao questionário online. A análise temática buscou as manifestações subjetivas desses estudantes e as informações sociodemográficas foram transferidas para programa e calculadas conforme a média numérica. Resultados: das potencialidades e limitações, destacam-se a colaboração da disciplina para o enfrentamento pessoal da pandemia e as dificuldades dos alunos com o acesso à internet. Conclusão: é necessário refletir a respeito do futuro da formação universitária, dos processos pedagógicos e de trabalho, além da infraestrutura das instituições.

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Biografia do Autor

Luciane Prado Kantorski, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo -EERP-Ribeirão Preto.  

Carla Gabriela Wünsch, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Thylia Teixeira Souza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Enfermeira, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Taís Alves Farias, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Enfermeira, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Michele Mandagará de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2022-07-05 — Atualizado em 2022-07-06

Versões

Como Citar

Kantorski, L. P., Wünsch, C. G., Souza, T. T., Farias, T. A., & Oliveira, M. M. de. (2022). Potencialidades e limites do ensino remoto emergencial de saúde mental no contexto da COVID-19. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e25. https://doi.org/10.5902/2179769268178 (Original work published 5º de julho de 2022)

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