Saberes e práticas de pais ou responsáveis no cuidado de pré-escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976926282

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde da criança, Enfermagem em saúde comunitária, Cuidado da criança

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/217976926282

Objetivo: conhecer os saberes e práticas de pais ou responsáveis no cuidado à higiene e saúde de pré-escolares, que estudam nas escolas de educação infantil do município de Palmeira das Missões/RS. Método: pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário com questões semiestruturadas, compostas por informações sociodemográficas relacionadas aos hábitos de higiene e cuidados diários das crianças e das famílias. Para análise dos dados, adotou-se a Análise de Conteúdo do tipo temática em que emergiram dois eixos temáticos. Resultados: evidenciou-se com o estudo que os saberes e práticas de higiene dos pais e ou responsáveis para com as crianças estão associados às condições culturais e econômicas das famílias. Conclusão: sugere-se maior aproximação da enfermagem e das equipes de saúde para com as famílias e Escolas de Educação Infantil, tendo em vista a promoção de ações de educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ethel Bastos da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda DINTER NOVAS FRONTEIRAS UNIFESP/ANNA NERY/ UFSM. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Centro de Educação Superior Norte do Estado. Palmeira das Missões/RS.

Luana Possamai Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/ Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande do Sul.

Bruna Stamm, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/ Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Suelen Fernandes Hempel, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/ Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul.

Lílian Signor Dalla Nora, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria/ Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-10-07

Como Citar

Silva, E. B. da, Menezes, L. P., Stamm, B., Hempel, S. F., & Dalla Nora, L. S. (2013). Saberes e práticas de pais ou responsáveis no cuidado de pré-escolares. Revista De Enfermagem Da UFSM, 3(2), 185–196. https://doi.org/10.5902/217976926282

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.