Vivências de adolescentes com sintomas depressivos em contexto escolar

Fernando Fraga Herzog, Aline Cammarano Ribeiro, Lisiane dos Santos Welter, Graciela Dutra Senhem, Lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira, Fernanda Franceschi Freitas

Resumo


Objetivo: conhecer as vivências dos adolescentes com sintomas depressivos em contexto escolar. Método: estudo qualitativo realizado em uma Escola Pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foram entrevistados 05 adolescentes que apresentassem sintomas depressivos ou diagnóstico de depressão, conforme checklist. As entrevistas ocorreram de abril a maio de 2019 e os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo de Minayo. Resultados: emergiram das falas dos adolescentes duas categorias: O adolescer e a intensificação dos sintomas depressivos e Fontes de apoio e as perspectivas para o futuro. Considerações finais: os adolescentes apresentam vivências comuns para a idade, como o convívio com a família, escola e pares, além de comportamentos de indecisão e dúvida. Devido estar adaptando-se ao processo de mudanças da fase adolescência, muitas vezes, ainda não desenvolveu habilidade para lidar com determinadas situações.


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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769239810

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