Vivências de adolescentes com sintomas depressivos em contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769239810

Resumo

Objetivo: conhecer as vivências dos adolescentes com sintomas depressivos em contexto escolar. Método: estudo qualitativo realizado em uma Escola Pública do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foram entrevistados 05 adolescentes que apresentassem sintomas depressivos ou diagnóstico de depressão, conforme checklist. As entrevistas ocorreram de abril a maio de 2019 e os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo de Minayo. Resultados: emergiram das falas dos adolescentes duas categorias: O adolescer e a intensificação dos sintomas depressivos e Fontes de apoio e as perspectivas para o futuro. Considerações finais: os adolescentes apresentam vivências comuns para a idade, como o convívio com a família, escola e pares, além de comportamentos de indecisão e dúvida. Devido estar adaptando-se ao processo de mudanças da fase adolescência, muitas vezes, ainda não desenvolveu habilidade para lidar com determinadas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Fraga Herzog, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria

Aline Cammarano Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

 

Lisiane dos Santos Welter, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia- Universidade Federal de Santa Maria. Psicóloga, Graduada pela Universidade Regional Integrada- URI/ Frederico Westphalen. Especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal de Santa Maria

Graciela Dutra Senhem, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de Santa Maria.

Fernanda Franceschi Freitas, Hospital Universitário de Santa Maria

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria.

Referências

Szabó MK. Representations of the family system in childhood and adolescent. Europ Psychiatry [Internet]. 2015 [cited 2019 Jul 20];30(Suppl 1):1215. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S092493381530955X

McLeod GF, Horwood LJ, Fergusson DM. Adolescent depression, adult mental health and psychosocial outcomes at 30 and 35 years. Psychol Med. 2016;46(7):1401-12. doi: http://dx.doi.org/10.1017/S0033291715002950

World Health Organization (WHO). World Health Day [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 25]; Available from: http://www9.who.int/campaigns/world-health-day/2017/en/

Hankin, B, Young J, Gallop R, Garber J. Cognitive and interpersonal vulnerabilities to adolescent depression: classification of risk profiles for a personalized prevention approach. J Abnorm Child Psychol. 2018;46(7):1521-33. doi: https://doi-org.ez47.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10802-018-0401-2

Kassis W, Artz S, White J. Understanding depression in adolescents: a dynamic psychosocial web of risk and protective factors. Child Youth Care Forum. 2017;46(5):721-44. doi: https://doi-org.ez47.periodicos.capes.gov.br/10.1007/s10566-017-9404-3

Melo AK, Siebra AJ, Moreira V. Depressão em adolescentes: revisão de literatura e o lugar da pesquisa fenomenológica. Psicol Ciênc Prof [Internet]. 2017 [acesso em 2019 jul 25];37(1):18-34. doi: https://doi.org/10.1590/1982-37030001712014

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição; Ministério da Educação (BR), Secretaria de Atenção Básica, Diretoria de Currículos, Coordenação de Temas Transversais. Manual técnico de adesão e desenvolvimento das ações do programa Saúde na Escola [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; Ministério da Educação; 2018 [acesso em 2019 jul 28]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/pse/manual_PSE_MS_MEC.pdf

Organização das Nações Unidas (ONU). Transformando nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável [Internet]. 2015 [acesso em 2019 jul 28]. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

American Psychiatric Association (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais - DSM-5. Tradução: Nascimento MIC. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2014. p. 160-183.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014.

Costa RF, Zeitoune RCG, Queiroz MVO, García CIG, García MJR. Redes de apoio ao adolescente no contexto do cuidado à saúde: interface entre saúde, família e educação. Rev Esc Enferm USP. 2015;49(5):741-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420150000500005

Moreira LCO, Bastos PRHO. Prevalência e fatores associados à ideação suicida na adolescência: revisão de literatura. Psicol Esc Educ. 2015;19(3):445-53. doi: http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0193857

Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Folha informativa - saúde mental dos adolescentes [Internet]. 2018 [acesso em 2019 jul 28]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5779:folha-informativa-saude-mental-dos-adolescentes&Itemid=839

Antunes J, Matos AP, Costa JJ. Regulação emocional e qualidade do relacionamento com os pais como preditoras de sintomatologia depressiva em adolescentes. Rev Port Enferm Saúde Mental. 2018;N Esp 6:52-8. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0213

Ribeiro O, Santos AJ, Freitas M, Correia JV, Rubin K. O retraimento social em adolescentes: um estudo descritivo do seu ajustamento sócio-emocional segundo a perspectiva dos professores. Trends Psychol. 2015;23(2):255-67. doi: http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.2-02

Cardoso JKS, Coelho LB, Martins MGT. Crescer para saber: o treinamento de habilidades sociais e assertividade com adolescentes em âmbito escolar. Rev Eletrônica Estácio Papirus [Internet]. 2017 [acesso em 2019 jul 26];4(2):215-31. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/papirussantacatarina/article/download/4287/2102

Ministério da Saúde (BR). TabNet Win32 3.0: óbitos por causas externas - Brasil [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2017 [acesso em 2019 jun 08]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/ext10uf.def.

Santos WS, Ulisses SM, Costa TM, Farias MG, Moura DPF. A influência de fatores de risco e proteção frente à ideação suicida. Psicol Saúde Doenças. 2016;17(3):515-26. doi: http://dx.doi.org/10.15309/16psd170316

Cicogna JIR, Hillesheim D, Hallal ALLC. Mortalidade por suicídio de adolescentes no Brasil: tendência temporal de crescimento entre 2000 e 2015. J Bras Psiquiatr. 2019;68(1):1-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0047-2085000000218

Rossi LM, Marcolino TQ, Speranza M, Cid MFB. Crise e saúde mental na adolescência: a história sob a ótica de quem vive. Cad Saúde Pública. 2019;35(3):e00125018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00125018

Pereira AS, Willhelm AR, Koller SH, Almeida RMM. Fatores de risco e proteção para a tentativa de suicídio na adultez emergente. Ciênc Saúde Colet. 2018 ;23(11):3767-77. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.29112016

Costa BS, Matos AP, Costa JJ. O efeito moderador de satisfação com a vida na associação entre a qualidade da relação pais/filhos(as) e depressão na adolescência. Rev Port Enferm Saúde Mental. 2018;N Esp 6:46-51. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0212

Souza JB, Barbosa SSP, Martins EL, Zanettini A, Urio A, Xirello T. A música como prática de promoção da saúde na adolescência. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2019 [cited 2019 Jul 26];9:1-14. Available from: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/30379

Florêncio CBS, Silva SSC, Ramos MFH. Estresse e expectativas de futuro na percepção de adolescentes. Paidéia (Ribeirão Preto Online). 2017;66:60-8. doi: https://doi.org/10.1590/1982-43272766201708

Publicado

2020-08-10

Como Citar

Herzog, F. F., Ribeiro, A. C., Welter, L. dos S., Senhem, G. D., Silveira, L. B. T. D., & Freitas, F. F. (2020). Vivências de adolescentes com sintomas depressivos em contexto escolar. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e69. https://doi.org/10.5902/2179769239810

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)