Estresse em estudantes de enfermagem: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976923485Palavras-chave:
Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Estresse psicológicoResumo
Objetivo: analisar as produções científicas sobre estresse em estudantes de enfermagem. Método: revisão integrativa, a busca foi realizada nas bases de dados BDENF, e LILACS e na biblioteca eletrônica SCIELO, com associação do descritor estudante de Enfermagem com a palavra-chave estresse. Para descrição das pesquisas selecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados por similaridade. Resultados: foram selecionados e analisados 16 estudos, 37,5% referentes à estressores na vida acadêmica dos estudantes de Enfermagem, 37,5% à estratégias de enfrentamento no ambiente acadêmico e 25% aos sinais e sintomas de estresse. Os estressores estão presentes no transcorrer do curso de graduação em enfermagem e refletem na qualidade de vida, uma vez que os acadêmicos apresentam sinais e sintomas decorrentes do estresse. Conclusão: sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam proposições para minimizar o estresse com vista a tornar o ambiente acadêmico de enfermagem mais produtivo e menos desgastante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.