Distúrbios psíquicos menores em estudantes de graduação em enfermagem: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769224949

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Enfermagem, Estresse psicológico, Sintomas psíquicos, Estudos transversais

Resumo

Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados aos Distúrbios Psíquicos Menores (DPMs) em estudantes de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Rio Grande do Sul, Brasil. Método: Estudo transversal, desenvolvido em dezembro de 2014, com 149 estudantes de graduação em enfermagem. Utilizou-se questionário autopreenchível com questões sociodemográficas, acadêmicas e de saúde e a versão brasileira do Self Reporting Questionnaire – 20. Para a análise, utilizou-se a estatística descritiva e analítica no programa Predictive Analytics Software (PASW Statistics®). Resultados: Predominaram estudantes do sexo feminino, com idade entre 21 e 30 anos, solteiros e que estavam cursando o 4º semestre da graduação. A prevalência de DPMs foi de 54,4%. Dos fatores avaliados, ter o diagnóstico médico de alguma patologia foi significativo para DPMs. Conclusão: A alta prevalência de DPMs evidencia a necessidade de acompanhamento e de planejamento de estratégias de prevenção do sofrimento psíquico nessa população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Mariane Pinheiro Pedro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Integrante do Grupo de pesquisa Trabalho, saúde, educação e enfermagem.

Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Ana Nery- UFRJ. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Cíntia da Silva Marconato, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Enfermeira no Hospital Universitário de Santa Maria.

Bruna Xavier Morais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFSM. Integrante do Grupo de pesquisa Trabalho, saúde, educação e enfermagem.

Ana Carolina de Souza Magnago, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista de iniciação científica FAPERGS/UFSM.

Rafaela Andolhe, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira. Doutora em Enfermagem na saúde do adulto pela Universidade de São Paulo. Docente do departamento de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Pedro, C. M. P., Magnago, T. S. B. de S., Marconato, C. da S., Morais, B. X., Magnago, A. C. de S., & Andolhe, R. (2017). Distúrbios psíquicos menores em estudantes de graduação em enfermagem: estudo transversal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 629–642. https://doi.org/10.5902/2179769224949

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>