Estresse e resiliência em discentes de enfermagem de duas universidades públicas paulistas

Fernando Oliveira de Souza, Rodrigo Marques da Silva, Ana Lúcia Siqueira Costa, Fernanda Carneiro Mussi, Carla Chiste Tomazoli Santos, Osmar Pereira dos Santos

Resumo


Objetivo: verificar a relação entre estresse e resiliência em discentes de enfermagem de duas universidades públicas do Estado de São Paulo. Método: trata-se de um estudo transversal realizado em março de 2016 junto a 117 discentes de enfermagem. Aplicaram-se um Formulário para caracterização acadêmica e demográfica, o Instrumento para Avaliação do Estresse em Discentes de Enfermagem e a Escala de Resiliência de Wagnilde Young. Analisaram-se os dados no Statistical Package for Social Sciences, versão 10.0. Resultados: observou-se predomínio de discentes com médio nível de estresse. O gerenciamento do tempo e as atividades teóricas representaram alto nível de estresse para 23,9% e 20,5% da população. 11,1% apresentaram muito alto estresse relacionado ao Ambiente. Os níveis de resiliência foram reduzidos (51%). Não houve correlação significativa entre estresse e resiliência. Conclusão: o ambiente de formação em enfermagem apresenta potencial para o adoecimento dos discentes, embora parte deles já apresente resiliência moderada.

Palavras-chave


Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Resiliência psicológica

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769234162

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