Percepção de pacientes com neoplasias esofágicas e estomacais sobre orientações pré-operatórias recebidas do enfermeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976923279

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidados de enfermagem, Cuidados pré-operatórios

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções dos pacientes com neoplasias gástricas e esofágicas sobre as orientações pré-operatórias para as cirurgias de Gastrectomia e Esofagectomia. Método: Estudo qualitativo e descritivo, cuja coleta de dados foi realizada entre novembro de 2010 a janeiro de 2011 por meio de entrevista estruturada junto a oito pacientes internados na clínica cirúrgica do Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul. As informações foram interpretadas mediante análise de conteúdo. Resultados: evidenciaram-se quatro categorias: Sentimentos revelados pelo paciente com relação à orientação recebida; Percepção do paciente frente ao profissional que realizou a orientação; Sentido das orientações em saúde para os pacientes; e Sentimentos vivenciados pelo paciente em relação à alta hospitalar. Conclusões: os pacientes receberam orientações adequadas sobre suas cirurgias e sentiram-se mais tranquilos e seguros em relação ao procedimento cirúrgico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Marques da Silva, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico do 7º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista PET- Enfermagem ( SESU/MEC). Integrante do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Linha de Pesquisa Stress, Coping e Burnout.

Rhea Silvia de Ávila Soares, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Unidade de Clinica Cirúrgica, Especialista em Saúde Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba, Coordenadora do Grupo de Estudos de Lesões de Pele (GELP) do HUSM.

Letice Dalla Lana, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira, Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Sistema Público de Saúde, da linha de cuidado: Crônico- Degenerativo do Hospital Universitário de Santa Maria

Jucelaine Arend Birrer, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), Unidade de Internação Cirúrgica, Especialista em Gestão da Clínica dos Hospitais do SUS, Preceptora de Campo da Linha de Cuidado Crônico Degenerativo da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde do CCS/UFSM/HUSM, Mestranda em Administração pela UFSM.

Sadja Cristina Tassinari de Souza Mostardeiro, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutora em enfermagem, professora adjunta do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM).

Downloads

Publicado

2011-10-25

Como Citar

Silva, R. M. da, Soares, R. S. de Ávila, Lana, L. D., Birrer, J. A., & Mostardeiro, S. C. T. de S. (2011). Percepção de pacientes com neoplasias esofágicas e estomacais sobre orientações pré-operatórias recebidas do enfermeiro. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(3), 431–439. https://doi.org/10.5902/217976923279

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.