Monitoria acadêmica na percepção dos estudantes de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769230816Palavras-chave:
, Mentores, Estudantes de enfermagem, Aprendizagem.Resumo
Objetivo: refletir sobre os limites e as potencialidades demindfulness para a assistência de enfermagem, explorando as evidências científicas disponíveis, o uso na assistência à saúde e na assistência de enfermagem. Método: a reflexão pautou-se nos tópicos: Mindfulness e evidências científicas, Mindfulness na assistência à saúde, e Mindfulness na assistência de enfermagem. Resultados: o potencial das práticas de mindfulness foi evidenciado para tratar e prevenir problemas relacionados com o estresse e promover estratégias de enfrentamento consideradas mais assertivas, tanto para os clientes como para os próprios profissionais de enfermagem. As limitações envolveram a insipiência da temática no âmbito da enfermagem brasileira e no delineamento dos estudos, pois as intervenções baseadas em mindfulness requerem protocolos mais longos que exigem capacitação e engajamento na prática. Considerações finais: evidências apontam diversas potencialidades de intervenções baseadas em mindfulness para o autocuidado e atenção aos usuários e familiares, promovendo assistência integral e prescrevendo uma perspectiva inovadora para o cuidado.
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