Percepção de graduandos de enfermagem sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas

Miriam Fernanda Sanches Alarcon, Maria José Quina Galdino, Julia Trevisan Martins, Kelly Holanda Prezzoto, Ricardo Shoiti Komatsu

Resumo


Objetivo: revelar a percepção de graduandos sobre o método de Aprendizagem Baseada em Problemas. Método: estudo qualitativo realizado com 16 graduandos de enfermagem de uma universidade pública da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por entrevistas individuais e submetidos à Análise de Conteúdo. Resultados: identificaram-se três categorias: despertando, pesquisando e trocando experiência; facilitando o relacionamento interpessoal e relação teoria e prática e falta de tempo para desenvolver o método. Os estudantes revelaram que o método de aprendizagem baseada em problemas é um estímulo positivo, pois facilita a relação profícua entre estudantes e tutores, correlacionando prática e teoria, porém, uma das maiores dificuldades indicada nesse método, é a falta de tempo para desenvolvê-lo. Conclusão: os estudantes perceberam o método como uma estratégia importante e efetiva nos processos de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Aprendizagem baseada em problemas; Educação em enfermagem; Estudantes de enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179769227978



Licença Creative Commons
Este site está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.