Métodos não farmacológicos de alívio da dor durante trabalho de parto e parto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976922526

Palavras-chave:

Enfermagem obstétrica, Dor do parto, Terapias complementares

Resumo

Objetivou-se analisar as produções científicas relacionadas aos métodos não farmacológicos de alívio da dor durante trabalho de parto e parto, por meio de uma revisão integrativa da literatura desenvolvida por meio das bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências de Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos 21 artigos, oriundos de estudos realizados no Brasil, publicados no período de 2003 e 2009. Os estudos abordaram: mobilidade, hidroterapia, crioterapia, estimulação elétrica transcutânea, técnicas de respiração e relaxamento. A região sudeste apresentou maior número de publicações, com maior incidência entre os anos de 2005 a 2007. Quanto à autoria, evidenciou-se maior empreendimento dos enfermeiros sobre os demais profissionais. A evidência da redução do medo e do uso de analgésicos e anestésicos possibilita sacramentar o uso destas terapias. O estudo permitiu a visibilidade às produções científicas sobre esta temática, apontando para a importância da realização de estudos exploratórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Franco da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora substituta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, da Escola de Enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Enfermeira Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Vale do rio dos Sinos/UNISINOS, São Leopoldo-RS, Brasil. 

Márcia Rejane Strapasson, Hospital Mãe de Deus, Porto Alegre, RS

Enfermeira Obstetra do Hospital Mãe de Deus. Enfermeira Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UNISINOS, São Leopoldo-RS, Brasil

Ana Carla dos Santos Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Professora substituta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, da Escola de Enfermagem, da UFRGS. Enfermeira Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFRGS, Porto Alegre-RS, Brasil. Pós-graduanda em Neonatologia pelo Centro Educacional São Camilo/Sul, Porto Alegre-RS, Brasil. Enfermeira obstetra da Santa Casa de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Como Citar

Silva, E. F. da, Strapasson, M. R., & Fischer, A. C. dos S. (2011). Métodos não farmacológicos de alívio da dor durante trabalho de parto e parto. Revista De Enfermagem Da UFSM, 1(2), 261–271. https://doi.org/10.5902/217976922526

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)