Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos profissionais de enfermagem

Autores

  • Juliana Marques Weykamp Universidade Federal do Rio Grande, Porto Alegre, RS
  • Diana Cecagno Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Flávio Peraça Vieira Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS
  • Hedi Crecência Heckler de Siqueira Universade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769216754

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: investigar a percepção dos profissionais de enfermagem da Atenção Básica em relação às atividades de Educação Permanente em Saúde. Método: estudo do tipo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em Unidades Básicas de Saúde, numa cidade do Rio Grande do Sul/Brasil, mediante entrevista semiestruturada, e analisados e interpretados segundo Bardin. Resultados: as atividades da Educação Permanente em Saúde são consideradas uma importante ferramenta no cotidiano de trabalho, capaz de propiciar reconhecimento e valorização profissional. Conclusão: a constante qualificação pode ser um meio capaz de tornar o sujeito crítico, reflexivo e fazer a diferença na trajetória profissional desenvolvendo competências, habilidades e atitudes que permitem uma atuação direcionada às necessidades de saúde da população, e isso possibilita a conquista da autonomia.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana Marques Weykamp, Universidade Federal do Rio Grande, Porto Alegre, RS

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem /FURG. Bolsista CNPQ.  Membro do grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES).

Diana Cecagno, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeira.  Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/FURG em fase de Estágio Doutoral em Múrcia/Espanha.  Docente do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem/ UFPEL – Membro do grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES).

Flávio Peraça Vieira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Enfermeiro. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Faculdade Anhanguera de Pelotas, Mestre em Enfermagem pela FURG, e membro do GEES. Funcionário técnico administrativo, HE/UFPEL

Hedi Crecência Heckler de Siqueira, Universade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Enfermeira e Administradora Hospitalar. Doutora em Enfermagem pela UFSC. Professora do Programa de Pós-Graduação do Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da FURG e do Curso de Graduação em Enfermagem da Anhanguera. Líder do grupo de Estudo e Pesquisa Gerenciamento Ecossistêmico em Enfermagem Saúde (GEES)

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Weykamp, J. M., Cecagno, D., Vieira, F. P., & Siqueira, H. C. H. de. (2016). Educação permanente em saúde na atenção básica: percepção dos profissionais de enfermagem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(2), 281–289. https://doi.org/10.5902/2179769216754

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.