Ações lúdicas como ferramenta para prevenção da obesidade do pré- escolar: relato de experiência

Autores

  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Campus Cuité
  • Márcia Angélica Dantas Jesuíno da Costa Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus – Cuité/Paraíba/Brasil.
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Nathanielly Cristina C. de Brito Santos Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Campus Cuité

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769211338

Palavras-chave:

Criança, Educação em saúde, Enfermagem.

Resumo

Doi: 10.5902/2179769211338

Objetivo: relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde realizada com crianças, utilizando-se ações lúdicas como ferramenta para prevenção da obesidade. Método: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência,com foco na saúde do escolar, realizado em uma instituição municipal de ensino, no Nordeste do Brasil, no mês de março de 2013. Resultados: foi possível perceber que as ações lúdicas despertam o interesse das crianças, o que favorece o envolvimento nas atividades, a interação entre elas e com o professor, e assim, uma melhor apreensão da temática abordada. Desta forma, possibilita uma integração das ações de prevenção em saúde com o contexto escolar, sensibilizando a criança acerca da sua realidade, premissa relevante para promoção à saúde. Considerações Finais: a vivência leva a entender que as ferramentas lúdicas são mecanismos construtivos de entendimento diante de qualquer temática abordada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Campus Cuité

Discente do Curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – Campus – Cuité/Paraíba/Brasil. Membro do Grupo de pesquisa em epidemiologia e saúde coletiva- GPESC.Ciências da Saúde/ Enfermagem.

Márcia Angélica Dantas Jesuíno da Costa, Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus – Cuité/Paraíba/Brasil.

Enfermeira pela Universidade Federal de Campina Grande – Campus – Cuité/Paraíba/Brasil.Ciências da Saúde/ Enfermagem.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professor Adjunto III do Curso de Graduação, Mestrado e Doutorado do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Ciências da Saúde/ Enfermagem.

Nathanielly Cristina C. de Brito Santos, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/Campus Cuité

Enfermeira.  Especialista em Serviços de Saúde Pública. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Professora do Curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG/ Campus – Cuité.

Downloads

Publicado

2015-01-14

Como Citar

Souza Neto, V. L. de, Costa, M. A. D. J. da, Silva, R. A. R. da, & Santos, N. C. C. de B. (2015). Ações lúdicas como ferramenta para prevenção da obesidade do pré- escolar: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(4), 850–857. https://doi.org/10.5902/2179769211338

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.