DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE

Autores

Palavras-chave:

Mestrados Profissionais, Programas interdisciplinares, Formação profissional.

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência acerca da história do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), nível de mestrado profissional, bem como problematiza desafios e possibilidades de um curso interdisciplinar que objetiva formar profissionais que possam contribuir com os processos de ensino-aprendizagem, desenvolvendo e disseminando conteúdos, programas e ferramentas tecnológicas para a mediação educacional. O relato apresenta os processos para a implantação do Programa em termos de gestão acadêmica e ações necessárias para o atendimento às demandas da Capes, do mesmo modo que exibe resultados que sinalizam o crescimento qualiquantitativo de uma comunidade acadêmica específica, que se encontra em constante crescimento. Por fim, o texto descreve as contribuições que o programa, por meio dos seus egressos produzem em integração com a sociedade, assim como expõe as perspectivas futuras do PPGTER, considerando que os apontamentos aqui expressos são apenas observações de um recorte no tempo que não intenciona conclusões factuais. 

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Biografia do Autor

Karla Marques Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Professora da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, Centro de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino. Na graduação, atua no Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional. Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq: Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER).  Atua nas linhas de Pesquisa em Desenvolvimento e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, nos temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação a distância, mediação pedagógica. Graduação em Educação Física e Geografia. Mestrado em Educação/UNF e Doutorado em Informática na Educação/UFRGS.

Angelita Zimmermann, Universidade Federal de Santa Maria

Técnica em Assuntos Educacionais, Centro de Educação-UFSM

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Curso de Educação especial. Centro de Educação.

Referências

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Publicado

2021-03-24

Como Citar

Rocha, K. M., Zimmermann, A., & Pavão, A. C. O. (2021). DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(1), e6/01–11. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64116

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