PESQUISA NARRATIVA SOBRE MULHERES JOGADORAS: UMA HISTÓRIA INTERROMPIDA E UMA HISTÓRIA INCENTIVADA
Keywords:
pesquisa narrativa, videogames, mulheres jogadorasAbstract
Neste artigo, narramos experiências vividas enquanto mulheres jogadoras em nossa relação com os videogames. Conduzimos uma pesquisa de iniciação científica de natureza predominantemente autobiográfica, com a qual objetivamos narrar e discutir as experiências de uma gamer no seu processo de aprendizagem de línguas a partir dos jogos, em uma busca por possibilidades inovadoras e educativas. Seguimos o caminho teórico metodológico da Pesquisa Narrativa segundo Clandinin e Connelly (2015), que propõem que a narrativa seja, ao mesmo tempo, o método de pesquisa e o fenômeno pesquisado, com base nos pressupostos deweyanos de experiência. As histórias vividas e contadas nos levaram a compor sentidos relacionados com o contexto vivenciado pelas pesquisadoras. Em nossas narrativas, apontamos histórias conflitantes já que a experiência de uma das pesquisadoras foi de história interrompida e a experiência da outra pesquisadora foi de história incentivada. Entendendo assim como Gee e Hayes (2010) que os jogos, com toda a sua estrutura e potencialidade, podem ir além do próprio jogo, problematizamos nossas histórias de aprendizagem que podem encontrar ressonância em experiências vividas por outras mulheres jogadoras. Esperamos que nossas reflexões possam contribuir para pensarmos os estereótipos difundidos acerca da posição da mulher na rede de jogos digitais e para a agenda de pesquisa sobre a integração de jogos digitais e de princípios de bons jogos no contexto escolar.Downloads
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