PERFIL DOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC - VIDEIRA NA WEB
DOI:
https://doi.org/10.5902/2675995087482Palavras-chave:
perfil, cursos de graduação, OLAPResumo
O artigo apresenta os principais resultados de um projeto de pesquisa cujo objetivo foi otimizar o armazenamento e a recuperação dos dados dos docentes dos cursos superiores do Instituto Federal Catarinense - IFC - Videira, disponíveis no site da instituição. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta web que permite a realização de consultas analíticas online– a chamadaOLAP – Online Analytical Processing, possibilitando a visualização detalhada do perfil dos docentes dos cursos de graduação, tais como o número de professores, formação e titulação, entre outros. Em projetos anteriores, foram criados outros aplicativos voltados para os cursos técnicos, pós-graduação e para os próprios cursos de graduação, com foco no perfil dos alunos, complementando a ferramentaatual, sendo esta, mais voltada aos dados dos docentes. A ferramenta web auxilia os gestores, como coordenadores e diretores, na tomada de decisões estratégicas. Como por exemplo, definir políticas educacionais voltadas para a formação contínua dos docentes ou ainda,implementar estratégias eficazes para a permanência dos docentes na instituição. Foram realizados diversos testes com a ferramenta, destacando-se os resultados sobre o perfil dos professores, que podem ser consultados em diferentes níveis de granularidade. Um exemplo de consulta seria a visualização do número de docentes por curso, área de atuação e formação em determinado ano. Além disso, foram aplicadas técnicas de mineração de dados para gerar regras de associação que identificam padrões, prevendo um aumento significativo de registros e a possibilidade de obtenção de resultados mais precisos e relevantes com o passar do tempo.
Downloads
Referências
ELMASRI, NAVATHE – Sistemas de Banco de Dados – São Paulo - Addison Wesley, 2011
FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
INMON, W.H - Como Construir o Data Warehouse – Rio de Janeiro – Campus, 1997
KIMBALL, R – Data Warehouse Toolkit; o guia completo para modelagem multidimensional – Rio de Janeiro – Campus – 2002
MICROSOFT – Microsoft Power BI - Disponível em: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/ - Acesso em: 22 mar.2024.
PENTAHO, Pentaho Open Source Business Intelligence - Disponível em <http://www.pentaho.com> – Acesso em: 22 mar.2024.
POSTGRESQL, PostgreSQLDisponível em <http://www.postgresql.org> – Acesso em: Acesso em 22 de mar. 2024.
ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, HEINECK; Tiago, ROSA, Angela Maria Crotti da, - Analytic - Ferramenta Web para Análise do Perfil Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - IFC - Videira - III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CECITEC URI, Santo Angelo, RS, 2015
ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, RIGO, Wanderson, BOESING, Jeferson J. S. -Analyticpos- Ferramenta para Análise do Perfil Acadêmico dos Cursos de Pós-Graduação no Instituto Federal Catarinense - Campus de Videira - Revista de Gestão e Avaliação
Educacional - REGAE - v.5,n.9, jan./jun., 2016 - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS - Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/regae/article/view/19813 - Acesso em: 22 de Março de 2024
WITTEN, Ian Hugh.; FRANK, Eibe - DATA MINING - Practical Machine Learning Tools and Techniques- 2.ed. - ELSEVIER, San Francisco, CA, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.