PERFIL DOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC - VIDEIRA NA WEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2675995087482

Palavras-chave:

perfil, cursos de graduação, OLAP

Resumo

O artigo apresenta os principais resultados de um projeto de pesquisa cujo objetivo foi otimizar o armazenamento e a recuperação dos dados dos docentes dos cursos superiores do Instituto Federal Catarinense - IFC - Videira, disponíveis no site da instituição. Para isso, foi desenvolvida uma ferramenta web que permite a realização de consultas analíticas online– a chamadaOLAPOnline Analytical Processing, possibilitando a visualização detalhada do perfil dos docentes dos cursos de graduação, tais como o número de professores, formação e titulação, entre outros. Em projetos anteriores, foram criados outros aplicativos voltados para os cursos técnicos, pós-graduação e para os próprios cursos de graduação, com foco no perfil dos alunos, complementando a ferramentaatual, sendo esta, mais voltada aos dados dos docentes. A ferramenta web auxilia os gestores, como coordenadores e diretores, na tomada de decisões estratégicas. Como por exemplo, definir políticas educacionais voltadas para a formação contínua dos docentes ou ainda,implementar estratégias eficazes para a permanência dos docentes na instituição. Foram realizados diversos testes com a ferramenta, destacando-se os resultados sobre o perfil dos professores, que podem ser consultados em diferentes níveis de granularidade. Um exemplo de consulta seria a visualização do número de docentes por curso, área de atuação e formação em determinado ano. Além disso, foram aplicadas técnicas de mineração de dados para gerar regras de associação que identificam padrões, prevendo um aumento significativo de registros e a possibilidade de obtenção de resultados mais precisos e relevantes com o passar do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Lisiane Rossi, Instituto Federal Catarinense

 Mestre em Ciência da Computação (Computação e Estatística) pela Universidade Federal de Santa Catarina

   

Manassés, Instituto Federal Catarinense

Graduado em Sistemas de Informação (UnC, 2003), mestre em Ciências da Computação (UFSC, 2007) e doutor em Ciências na área de Engenharia de Computação (UTFPR, 2018). Atualmente é Professor efetivo e Diretor Geral do Instituto Federal Catarinense (campus Videira).

Grasiele, Instituto Federal Catarinense

Técnica em Assuntos Educacionais. Possui graduação em pedagogia; letras espanhol e literaturas; letras português e inglês. É especialista em Psicopedagogia; Gestão Escolar; Linguística Aplicada e Ensino de Línguas.

Referências

ELMASRI, NAVATHE – Sistemas de Banco de Dados – São Paulo - Addison Wesley, 2011

FREIRE, P. (1998). Pedagogia do Oprimido. 25 ª ed. (1ª edición: 1970). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

INMON, W.H - Como Construir o Data Warehouse – Rio de Janeiro – Campus, 1997

KIMBALL, R – Data Warehouse Toolkit; o guia completo para modelagem multidimensional – Rio de Janeiro – Campus – 2002

MICROSOFT – Microsoft Power BI - Disponível em: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/ - Acesso em: 22 mar.2024.

PENTAHO, Pentaho Open Source Business Intelligence - Disponível em <http://www.pentaho.com> – Acesso em: 22 mar.2024.

POSTGRESQL, PostgreSQLDisponível em <http://www.postgresql.org> – Acesso em: Acesso em 22 de mar. 2024.

ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, HEINECK; Tiago, ROSA, Angela Maria Crotti da, - Analytic - Ferramenta Web para Análise do Perfil Acadêmico do Curso de Ciência da Computação - IFC - Videira - III Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica – CECITEC URI, Santo Angelo, RS, 2015

ROSSI, Leila Lisiane, SENKO; Luiz Gustavo, RIGO, Wanderson, BOESING, Jeferson J. S. -Analyticpos- Ferramenta para Análise do Perfil Acadêmico dos Cursos de Pós-Graduação no Instituto Federal Catarinense - Campus de Videira - Revista de Gestão e Avaliação

Educacional - REGAE - v.5,n.9, jan./jun., 2016 - Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS - Disponível em: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/regae/article/view/19813 - Acesso em: 22 de Março de 2024

WITTEN, Ian Hugh.; FRANK, Eibe - DATA MINING - Practical Machine Learning Tools and Techniques- 2.ed. - ELSEVIER, San Francisco, CA, 2005.

Downloads

Publicado

2024-10-08

Como Citar

Rossi, L. L., Ribeiro, M., & Reisdorfer, G. (2024). PERFIL DOS DOCENTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – IFC - VIDEIRA NA WEB. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 5(1), e9/1–11. https://doi.org/10.5902/2675995087482

Edição

Seção

Relatos de Experiência