“ELAS ME ENSINARAM ALGUMAS COISAS SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E TRANSFORMARAM MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO”: NARRATIVA DE UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino remoto, Interações humanas.

Resumo

Este relato de experiência deriva de aulas de um professor em um curso de Letras Inglês em uma universidade estadual, no sul do Brasil, durante a pandemia de COVID-19. A narrativa foca nas relações humanas e na responsabilidade ética para com os dois grupos para os quais lecionou. A narrativa discute os encontros (aulas síncronas via Google Meet) com as professoras em formação inicial por meio de vozes do campo da Filosofia (LARGE, 2015; LÉVINAS, [1988] 2020), da Educação (TODD, 2003; 2015) e da Linguística Aplicada (BEIJAARD; MEIJER; VERLOOP, 2004). Alguns dos exemplos apresentados também suportam a perspectiva processual da identidade profissional, ao invés de tomá-la como produto. Em síntese, a narrativa fornece reflexões relacionadas à formação de professores, às relações humanas e à identidade profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Alves Egido, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Professor colaborador no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Referências

BEIJAARD, D.; MEIJER, P. C.; VERLOOP, N. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 20, n. [s], p. 107-12, 2004.

CHAN, E. Y. The Transforming Power of Narrative in Teacher Education. Australian Journal of Teacher Education, Canberra, v. 37, n. 3, p. 111-127, 2012.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução CONEP nº 510/2016, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre normas em pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 07 apr 2016.

DOBOZY, E. Are teacher education students ready for online learning? Teaching English with Technology, local, v. 1, n. 9, p. 1-15, 2009.

LARGE, W. Lévinas’ Totality and Infinity. New York: Blommsburry Academic, 2015.

LÉVINAS, E. Totalidade e infinito. 3 ed. Lisboa: Martinus Nijhoff, [1988] 2020.

LÉVINAS, E. Otherwise Than Being or Beyond Essence. Pennsylvania: Duquesne University Press, 1998.

RICHARDSON, J. C.; ALSUP, J. From the Classroom to the Keyboard: How Seven Teachers Created Their Online Teacher Identities. International Review of Research in Open and Distributed Learning, Athabasca, v. 16, n. 1, p. 142-167, 2015

ROCHA, C. H. “Escute com seu corpo”: o potencial subversivo do afeto em tempos sombrios. Revista X, Curitiba, v. 15, n. 4, 2020, p. 115-125.

SPALDING, E. et al. Learning to Teach: It’s Complicated But It’s Not Magic. Journal of Teacher Education, California, v. 62, n. 1, p. 3-7, 2011.

TODD, S. Learning From the Other: Lévinas, psychoanalysis, and ethical possibilities in education. New York: State University of New York Press, 2003.

TODD, S. Creating transformative spaces in Education: Facing Humanity, Facing Violence. Philosophical Inquiry in Education¸ California, v. 23, n. 1, p. 53-61, 2015.

WILES, R. et al. The management of confidentiality and anonymity in social research. International Journal of Social Research Methodology, California, v. 11, n. 5, p. 417-428, 2008.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Egido, A. A. (2021). “ELAS ME ENSINARAM ALGUMAS COISAS SOBRE RELAÇÕES HUMANAS E TRANSFORMARAM MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL NO PROCESSO”: NARRATIVA DE UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Tecnologias Educacionais Em Rede (ReTER), 2(2), e5/01–10. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reter/article/view/64625