Roteiros de práticas ambientais para monitorias de visitas escolares ao jardim botânico da UFSM na perspectiva da ecoalfabetização

Autores

  • Simone da Rosa Messina Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Ana Maria Thielen Merck Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082481

Palavras-chave:

Educação ambiental, Ecoalfabetização, Jardim botânico, Práticas ambientais

Resumo

A Alfabetização ecológica é a leitura e interpretação da natureza que permite ver o homem como parte integrante da teia da vida. Tal abordagem configura-se numa grande contribuição para a prática da educação ambiental tanto no ensino formal quanto informal. Neste sentido, as práticas ambientais encontram nos jardins botânicos espaços naturais de grande biodiversidade e valor educativo. O objetivo deste trabalho foi oferecer aos monitores de educação ambiental do Jardim Botânico da UFSM, roteiros de práticas ambientais para monitoria de visitas escolares, direcionadas aos estudantes da educação infantil e ensino fundamental. A metodologia do trabalho consistiu no levantamento de atividades práticas em bibliografias eletrônicas e impressas, assim como elaboração de atividades selecionadas conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Estas práticas foram adaptadas ao contexto do Jardim Botânico da UFSM e organizadas sob a perspectiva da Ecoalfabetização. Os roteiros compreendem vinte e oito práticas ambientais, sendo seis indicadas para a educação infantil e vinte e duas para o ensino fundamental. Destas, foi selecionada uma prática para exemplificação, implementada com os alunos da terceira série do ensino fundamental do Colégio Riachuello. Os resultados demonstraram que as práticas ambientais além de serem facilitadoras do trabalho de educação ambiental dos monitores do Jardim Botânico da UFSM, também são estratégias de ensino para os professores e de aprendizagem para os estudantes. Esta monografia de Especialização em Educação Ambiental (PPGEA-UFSM), foi defendida em dezembro de 2010.

 

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Biografia do Autor

Simone da Rosa Messina, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Graduação em Ciências Biológicas UFSM (2008). Especialização em educação ambiental UFSM (2010).

Ana Maria Thielen Merck, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Profª Adjunta Depto de biologia. Drª em Ecologia (UFSCAR).

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Publicado

2011-03-31

Como Citar

Messina, S. da R., & Merck, A. M. T. (2011). Roteiros de práticas ambientais para monitorias de visitas escolares ao jardim botânico da UFSM na perspectiva da ecoalfabetização. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 206–215. https://doi.org/10.5902/223613082481

Edição

Seção

ARTIGOS