Considerações sobre o lixo seco no 4º Batalhão Logístico em Santa Maria: os soldados recrutas como multiplicadores ambientais
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084252Palavras-chave:
Meio ambiente, Exército, Conscientização, Lixo, Coleta seletivaResumo
Muitos são os problemas ambientais ocorridos atualmente, sendo que entre eles está à questão do destino dos resíduos sólidos, o lixo. Sua correta destinação torna-se cada vez mais necessária nos dias atuais, pois o acondicionamento feito de forma incorreta pode trazer prejuízos ao meio ambiente e a população. Este artigo aborda o tema lixo seco e coleta seletiva no 4º Batalhão Logístico de Santa Maria, com o objetivo de conscientizar os soldados recrutas para estes servirem de multiplicadores ambientais no exército e na sociedade. A metodologia utilizada foi um questionário fechado, usado na coleta dos dados, realização de palestras, distribuição de folderes, e afixação de cartazes contendo informações a respeito de questões como: o que é lixo, coleta seletiva e reciclagem, tipos de coleta seletiva, e as vantagens da reciclagem, além de informações sobre o tempo de decomposição do lixo. Foi possível perceber que os soldados ainda não possuíam esclarecimentos suficientes a respeito do assunto em questão. Há uma clara necessidade de toda sociedade, incluindo o Exército, trabalhar ainda mais efetivamente as questões do lixo, coleta seletiva e educação ambiental. Se faz necessário desenvolver nos soldados conscientização e modificação de atitudes frente às questões ambientais e sua relação com a qualidade de vida. Para se obter resultados de forma coesa nas questões ambientais é necessário que o maior número possível de segmentos da sociedade, entre eles os militares, participe em favor de objetivos comuns.
Palavras-chave: meio ambiente, exército, conscientização, lixo, coleta seletiva.
Muitos são os problemas ambientais ocorridos atualmente, sendo que entre eles está à questão do destino dos resíduos sólidos, o lixo. Sua correta destinação torna-se cada vez mais necessária nos dias atuais, pois o acondicionamento feito de forma incorreta pode trazer prejuízos ao meio ambiente e a população. Este artigo aborda o tema lixo seco e coleta seletiva no 4º Batalhão Logístico de Santa Maria, com o objetivo de conscientizar os soldados recrutas para estes servirem de multiplicadores ambientais no exército e na sociedade. A metodologia utilizada foi um questionário fechado, usado na coleta dos dados, realização de palestras, distribuição de folderes, e afixação de cartazes contendo informações a respeito de questões como: o que é lixo, coleta seletiva e reciclagem, tipos de coleta seletiva, e as vantagens da reciclagem, além de informações sobre o tempo de decomposição do lixo. Foi possível perceber que os soldados ainda não possuíam esclarecimentos suficientes a respeito do assunto em questão. Há uma clara necessidade de toda sociedade, incluindo o Exército, trabalhar ainda mais efetivamente as questões do lixo, coleta seletiva e educação ambiental. Se faz necessário desenvolver nos soldados conscientização e modificação de atitudes frente às questões ambientais e sua relação com a qualidade de vida. Para se obter resultados de forma coesa nas questões ambientais é necessário que o maior número possível de segmentos da sociedade, entre eles os militares, participe em favor de objetivos comuns.
Downloads
Referências
ABREU, M. F. Do lixo a cidadania: estratégia para a ação; Brasília: caixa, 2001.
BRASIL- Ministério do meio ambiente. Os diferentes matizes da Educação Ambiental no Brasil 1997- 2007. Brasília: MMA, 2008.
_______. Ministério do Meio Ambiente. Manual de Educação para o consumo sustentável. Brasília: MMA, 2005.
CARSON, R. Primavera Silenciosa; São Paulo: 2 ed. 1962.
CARVALHO, I.C.M. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico, p. 55, São Paulo, 2004.
COSTA, Marcus A. G. Poluição Ambiental: herança para gerações futuras; Santa Maria: Orium, 2004.
COSTA, R.G.A. Institucionalização da educação ambiental no Exército Brasileiro: análise e perspectivas. Revista do Exército Brasileiro; Rio de Janeiro, V. 145, P. 63-68, 2008.
DAROLD, Moacir Roberto. Lixo Rural: entraves, estratégias e oportunidades. Ponta Grossa, 2002
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas: 3 ed. São Paulo: Gaia, 1994.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo 2009. Disponível:em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 23 nov. 2010.
IBOPE.Instituto de Opinião Pública e Estatística. Banco de Dados. Disponível em: http://www.ibope.com.br/calandraWeb/BDarquivos/sobre_pesquisas/tipos_pesquisa. html. Acesso em: 11 nov. 2010.
JARDIM, N. S; WELLS, C. (Org.). Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado. São Paulo: IPT: CEMPRE, 1995.
LAUREIRO, C.F.B. Ética e Cidadania: Conceitos Básicos para a Transversalidade em Educação Ambiental. Educação Ambiental: Transversalidades em Questão; Rio de Janeiro, p.72-80, 2000.
LAYRARGUES, P.P. O Cinismo da Reciclagem: O significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania; 3.ed. p. 179-215 - São Paulo: Cortez, 2005.
LEMOS, J.C.; LIMA, S.C.; ALVIM, N. M. C. Segregação de resíduos de serviços de saúde para reduzir os riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Bioscience Journal. Vol.15, n°2, Uberlândia: Universidade federal de Uberlândia, 1999 (p.64-72).
MONTEIRO, J. H. P...[et al.];Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos/ José Henrique Penido Monteiro, et al; Coordenação técnica Victor zular. Rio de janeiro: IBAM, 2001
REVISTA VERDE-OLIVA DO EXÉRCITO BRASILEIRO. O Exército e o meio ambiente; Brasília, n. 194, p.11, 15, 2007.
RODRIGUES, Luiz Francisco, CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 1997.
SÃO PAULO. Secretaria do Meio Ambiente. Guia Pedagógica do Lixo. São Paulo: SMA, 2003.
SILVA, Odair Vieira da. Sistema produtivos, desenvolvimento econômico, e degradação ambiental. Revista Cientifica Eletrônica de Turismo, Garça, ano 4, n. 6, jan 2007.
ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar. As Sobras da Modernidade. O sistema de gestão de resíduos em Porto Alegre, RS. Porto Alegre: CORAG, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.