O solo como temática transversal para um trabalho interdisciplinar no sexto ano do ensino fundamental

Autores

  • Franciéle Rodrigues Furlan Welter Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Berenice Soares Bueno Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820640

Palavras-chave:

Livro didático, Solo, Interdisciplinaridade, Currículo, Ensino fundamental

Resumo

O solo é um dos elementos naturais que são trabalhados, na maioria das vezes, de forma isolada na disciplina de Ciências no sexto ano do Ensino Fundamental, porém, os professores da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Sampaio Marques Luz, tiveram a oportunidade de encontrar conteúdos que podem servir de apoio para dar início a uma trajetória em busca da construção de um currículo integrado, capaz de promover a interdisciplinaridade e que tenha significado para os educandos. A atividade interventiva realizada durante a jornada pedagógica da escola, junto aos docentes, teve por objetivo provocar o diálogo interdisciplinar entre professores de uma mesma área curricular para a produção de uma proposta integradora de conteúdos. Os docentes puderam, após palestras dialogadas, criar, por área do conhecimento, propostas de trabalhos inter, multi e pluridisciplinar. Os resultados evidenciaram que, há com certeza, motivação, por parte dos educadores envolvidos neste trabalho em dialogar e iniciar uma (re) construção do currículo. Entretanto, é necessário tempo disponível para tal transformação, que envolve estudo e dedicação.  Os participantes da atividade interventiva elaboraram propostas, partindo do tema proposto, e se propuseram a aplicar e dar continuidade no estudo desta metodologia que busca unificar saberes e torná-los mais significativos aos educandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franciéle Rodrigues Furlan Welter, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Especialista em Educação: Interdisciplinaridade e transversalidade pela Universidade Federal do Pampa. Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Pampa. 

Berenice Soares Bueno, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui habilitação para o magistério, docência em educação infantil e anos iniciais, graduação em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena e especialização em Educação - Aspectos Legais e Metodológicos pela Universidade da Região da Campanha e especialização em Interdisciplinaridade e Transversalidade pela UNIPAMPA.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria da Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e base da Educação Nacional – LDB. Centro de documentação do Congresso Nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. MEC. CNE. Parecer nº 15 da Câmara de Educação Básica. Brasília, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC /SEF, 1998.

FAZENDA, Ivani C. A. (Org.) Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 11.ed. São Paulo: [s.e.], 2003.

FAZENDA. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.

FERREIRA; Nali Rosa Silva. Currículo: espaço interdisciplinar de experiências formadoras do professor da escola de educação básica. Publicação Oficial do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade – Educação/Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade: PUC/SP. R. Interd., São Paulo, Volume 1, número 0, p.01-83. Out, 2010.

FRACALANZA, Hilário; MEGID Neto, Jorge. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

FOUREZ, Gérard. MAINGAIN, Alain. DUFOUR, Barbara. Abordagens didácticas da interdisciplinaridade. Título Original: Approches didactiques de l’interdisciplinarité. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontestável. In: FAZENDA, I. (org.) Didática e interdisciplinaridade. São Paulo: Papirus, 1998.

LÜCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos metodológicos. 17. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2010.

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO/2015, disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-editais/item/4032-pnld-2015. Acesso em 31/05/2015 às 15h 34min.

PLANO NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO/ 2015 Histórico, disponível em: http://www.fnde.gov.br/ programas/livro-didatico/livro-didatico-historico. Acesso em 05/06/2015 às 19h 59min.

SPIASSI; Ariane. Análise de livros didáticos de ciências: um estudo de caso. Revista Trama - Volume 4 - Número 7 - 1º Semestre de 2008 – p. 45 – 54.

Downloads

Publicado

2015-12-07

Como Citar

Welter, F. R. F., & Bueno, B. S. (2015). O solo como temática transversal para um trabalho interdisciplinar no sexto ano do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 14, 79–91. https://doi.org/10.5902/2236130820640

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.