Avaliação de temas de educação ambiental nos livros de química do plano nacional do livro didático

Autores

  • Eduardo Giuliani Koehler Colégio Militar de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Martha Bohrer Adaime Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Miguel Antonio Correa Favila Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130815141

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Análise de Livros Didáticos, Livros PNLD

Resumo

A preocupação com questões ambientais, gera discussões nas diferentes esferas de ensino e nos meios de comunicação, os quais alertam constantemente para os problemas ambientais, mudanças climáticas e catástrofes. A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada no Ensino Médio como um tema transveral contribuindo para que o estudante tenha uma maior compreensão sobre problemas ambientais tão difundidos no cotidiano atual. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar os livros didáticos de Química indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do triênio 2012-2014, em relação à temática de EA e a sua pertinência no Ensino Médio. Os assuntos avaliados foram: (i) uso de clorofluorcabonetos e camada de ozônio; (ii) efeito estufa e aquecimento global; (iii) chuva ácida e água: poluição e tratamento.Foram criadas três categorias de análise com o objetivo de direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula. As três categorias são: (i) explicação teórica do assunto; (ii) compreensão do assunto e (iii) exercícios propostos. De acordo com a análise, observou-se que os livros de Química do PNLD se mostram adequados para a práticas de tais temáticas quando trabalhadas na sala de aula relacionadas aos conteúdos de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Edição Revista e Ampliada, Edições 70, 2011.

CUBA, M. A. Educação Ambiental nas escolas. ECCOM, v. 1, nº 2, jul/dez, 2010.

CURSINO, A. C T.; SOUZA, R. T.; HARACEMIV, S. M. C.; BARBOZA, L. M. V. Análise do livro didático “Folhas” no Ensino de Química. In: X VI Encontro de Química da Região Sul (16-SBQ Sul), Anais..., Blumenau, 2008.

EDUCAÇÃO NA MÍDIA. Opinião: o papel do livro didático. Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/educacao-na-midia/26006/opiniao-o-papel-do-livro-didatico/. Acesso em: 27/01/2014

FRISON, M. D, et al. Livro didático como instrumento de apoio para a construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, novembro de 2009.

GUIA DO LIVRO DIDÁTICO: Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/guiado-livro/item/2988-guia-pnld-2012-ensino-m%C3%A9dio.

JACOBI, P. Educação Ambiental, cidadania e sustentabilidade, Cadernos de pesquisa, n. 118, p. 189 – 205, São Paulo, 2003.

LISBOA, J. C. Ser Protagonista – Química 1º ano – Ensino Médio. Edições SM, volume 1, São Paulo, 2010.

____________. Ser Protagonista – Química 2º ano – Ensino Médio. Edições SM, volume 2, São Paulo, 2010.

____________. Ser Protagonista – Química 3º ano – Ensino Médio. Edições SM, volume 3, São Paulo, 2010.

MAIA, J. de O, et al. O Livro Didático de Química nas Concepções de Professores de Química do Ensino Médio da Região Sul da Bahia. Química Nova na Escola, vol. 33, Nº 2, maio 2011.

MANTOVANI, K. P. O programa Nacional do Livro Didático – PNLD Impactos na Qualidade do Ensino público. Dissertação de Mestrado, USP, 2009.

MIRANDA, S. R; DE LUCA, T. R. O livro de História hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, vol 24, nº 48, são Paulo, 2004.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: www.protocolodemontreal.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE = 17525.

MORTIMER, E. F; MACHADO, A. H. Química: Ensino Médio. Editora Scipione, volume 1, São Paulo, 2011.

________________________________. Química: Ensino Médio. Editora Scipione, volume 2, São Paulo, 2011.

________________________________. Química: Ensino Médio. Editora Scipione, volume 3, São Paulo, 2011.

SANTOS, W; MÓL, G. Química Cidadã. Editora nova geração, volume 1, São Paulo, 2010.

___________________. Química Cidadã. Editora nova geração, volume 2, São Paulo, 2010.

___________________. Química Cidadã. Editora nova geração, volume 3, São Paulo, 2010.

REIS, M. Química – Meio ambiente, Cidadania, Tecnologia. FTD, volume 1, São Paulo, 2010.

________ Química – Meio ambiente, Cidadania, Tecnologia. FTD, volume 2, São Paulo, 2010.

________ Química – Meio ambiente, Cidadania, Tecnologia. FTD, volume 3, São Paulo, 2010.

RODRIGUES, M.H. e FREITAS, N.K. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo.Pesquisa, v. 3, p. 26-33, 2008.

PERUZZO, F. F; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano – Química geral e Inorgânica. Moderna, volume 1, 4ª edição, São Paulo, 2010.

___________________________. Química na abordagem do cotidiano – Físico - Química. Moderna, volume 2, 4ª edição, São Paulo, 2010.

___________________________. Química na abordagem do cotidiano – Química Orgânica I. Moderna, volume 3, 4ª edição, São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Koehler, E. G., Adaime, M. B., & Favila, M. A. C. (2014). Avaliação de temas de educação ambiental nos livros de química do plano nacional do livro didático. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3655–3662. https://doi.org/10.5902/2236130815141

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)