Avaliação de temas de educação ambiental nos livros de química do plano nacional do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130815141Palavras-chave:
Educação Ambiental, Análise de Livros Didáticos, Livros PNLDResumo
A preocupação com questões ambientais, gera discussões nas diferentes esferas de ensino e nos meios de comunicação, os quais alertam constantemente para os problemas ambientais, mudanças climáticas e catástrofes. A Educação Ambiental (EA) deve ser trabalhada no Ensino Médio como um tema transveral contribuindo para que o estudante tenha uma maior compreensão sobre problemas ambientais tão difundidos no cotidiano atual. Dessa forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar os livros didáticos de Química indicados pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do triênio 2012-2014, em relação à temática de EA e a sua pertinência no Ensino Médio. Os assuntos avaliados foram: (i) uso de clorofluorcabonetos e camada de ozônio; (ii) efeito estufa e aquecimento global; (iii) chuva ácida e água: poluição e tratamento.Foram criadas três categorias de análise com o objetivo de direcionar a pesquisa nos pontos relevantes para o conhecimento químico a ser trabalhado em sala de aula. As três categorias são: (i) explicação teórica do assunto; (ii) compreensão do assunto e (iii) exercícios propostos. De acordo com a análise, observou-se que os livros de Química do PNLD se mostram adequados para a práticas de tais temáticas quando trabalhadas na sala de aula relacionadas aos conteúdos de Química.
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