Educação ambiental: instrumento de mudança de percepção ambiental de catadores de materiais recicláveis organizados em associação
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613089630Palabras clave:
Educação Ambiental, Mudança de Percepção, Catador de Material ReciclávelResumen
Este trabalho teve como objetivo avaliar a mudança de percepção ambiental dos catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Nossa Senhora Aparecida) Campina Grande–PB. O processo de formação dos catadores de materiais recicláveis acontece desde 2008. Contudo, a pesquisa exploratória, realizada de janeiro a fevereiro de 2012, foi construída a partir da análise comparativa de dados colhidos em 2010 e 2012. A mudança de percepção proporcionou aos catadores de materiais recicláveis a sua inserção no meio social permitindo o entendimento do valor da profissão exercida hodiernamente. A satisfação profissional demonstra que o grupo é detentor de grande autoestima, abstraindo-se da ideia de que a catação de resíduos é uma atividade inferior e vergonhosa, contrariando o cenário brasileiro. Apesar dos avanços originados do processo de educação ambiental desde 2008, há desafios a serem superados, dentre os quais: renda mensal digna e condições de infraestrutura.
Descargas
Citas
AEDER, A. M. Educação Ambiental e Mobilização Social: Formação de Catadores na Grande São Paulo. 2009. 238 p. Tese -Programa de Pós-graduação em Educação-Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1999. 252p.
BRASIL, 2000. Estatuto e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Decreto 3.450. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 maio 2000.
BRASIL. Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 ago. 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/.../lei/l12305.htm. Acesso em:22 de jan.2012.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm. Acesso em: 15 de jan. 2012.
BRASIL, 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Disponível em: http://www.censo2010.ibge.gov.br/dados_divulgados/index.php?uf=25. Acesso em: 12 jan. 2012.
BRASIL, 2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE. Disponívelem: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pnsb2008/default.shtm. Acesso em 28 jan. 2012.
BRANDALISE, L.T.; BERTOLINI, G.R.F.; ROJO, C.A.; LEZANA, A.G.R.; POSSAMAI, O. A percepção e o comportamento ambiental dos universitários em relação ao grau de educação ambiental. Revista Gestão & Produção, São Carlos, v. 16, n. 2, jun.
BURSZTYN, M. No meio da Rua: nômades, excluídos e viradores. Rio de Janeiro: Garamond, 2000. 261p.
CAVALCANTE, L.P.S.; SOUSA, R.T.M.; SOUZA, M.A.; SILVA, E.H.; SILVA, M.M.P. Educação Ambiental para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis. In: VI Semana de Extensão da Universidade Estadual da Paraíba: Caminhos Possíveis para o Enfrentamento das Diversas Formas de Pobreza. Anais. Campina Grande – PB. 2011.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: Agenda 21. Brasília, 2 Ago. 1994. Tradução do Ministério das Relações Exteriores.
FAGGIONATO, S. Percepção ambiental. 2005. Disponível em: http://educar.sc.usp.br. Acesso em: 22 jul. 2011.
FERREIRA, J. A.; ANJOS, L. A. Aspectos de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipais. Cadernos de Saúde Pública, v. 17, n. 3, p. 689-696, mai/ jun. 2001.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONÇALVES, R.S.Catadores de Materiais Recicláveis: trajetórias de vida, trabalho e saúde. Rio de Janeiro, 2004.107p.Dissertação de mestrado – Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da FIOCRUZ.
GUSMÃO, O. S. et al. Reciclagem artesanal na UEFS: estratégia educacional na valorização do meio ambiente. In: Congresso Nacional de Meio Ambiente na Bahia.Anais. Salvador – BA. 2000.
JAMES, B. Lixo e reciclagem. São Paulo: FTD, 1992.
MINC, C. Ecologia e cidadania. São Paulo: Moderna, 1998.
MOTA, A.V. Do lixo à cidadania. Revista Democracia Viva. Belo Horizonte, n. 27, p. 3-8, jun/jul. 2005.
OLIVEIRA, A. G.; SILVA, M. M. P.; RIBEIRO, L. A.; CAVALCANTE, L. P. S.; LEITE, V. D. Perfil de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis que atuam em Campina Grande-PB. In: 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais. Porto Alegre – RS. 2011.
PIOVESAN, A.; TEMPORINI, E.R. Pesquisa exploratória: procedimento metodológico para o estudo de fatores humanos no campo da saúde pública. Revista Saúde Pública, v. 29, n. 4, p. 318-325, 1995.
RIBEIRO, L. A.; SILVA, M.M.P.; LEITE, V. D.; SILVA, H. Educação ambiental como instrumento de organização de catadores de materiais recicláveis na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Campina Grande-PB. Revista de Biologia e Farmácia, v. 5, n. 2, p. 59-72, 2011.
ROSA, L.G.; SILVA, M.M.P. Educação ambiental proporciona mudanças. Anais. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Espírito Santo, 2002.
SAUVE, L. Educação ambiental: possibilidades e limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, ago. 2005.
SANCHEZ, E. Catador X Agente Ambiental. Revista Limpeza Pública. São Paulo, n. 60, p. 12, mar. 2003.
SATO, M. Educação para o Ambiente Amazônico. São Carlos: UFSCAR, 1997. 227 p. Tese de Doutorado -Programa de Pós-graduação em Ecologia e Recursos Naturais- Universidade Federal de São Carlos.
SILVA, M.M.P. Educação para sustentabilidade ambiental. Jornal Mundo Jovem. Rio Grande do Sul: PUC-RN. Ano. 46, n. 385, p.6, abr. 2008.
SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 20, p. 1-21, jan/jun. 2008.
SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D.; CAVALCANTE, L. P. S.; CLEMENTINO, A. S. G.; OLIVEIRA, A. G. Educação ambiental para organização e reconhecimento de catadores de materiais recicláveis em Campina Grande-PB; estratégia para gestão integrada de resíduos sólidos. Anais. V Semana de Extensão da UEPB: Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Identidades, Campina Grande-PB, 2010. Anais. Campina Grande: Realize, 19 a 22 de Outubro de 2010.
TAMBELLINI, A.T.; CÂMARA, V.M. A temática saúde e ambiente no processo de desenvolvimento do campo da saúde coletiva: aspectos históricos, conceituais e metodológicos. Ciência e Saúde Coletiva, v. 3, n. 2, p. 47-59, 1998.
VIEIRA, V.A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE. v. 5, n. 1, p. 61-70, jan./abr. 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.