Cortando a cerca: uma escola do campo frente à multiculturalidade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613086188Palabras clave:
Pluralidade Cultural, Escola Rural, Educação Plural, InclusãoResumen
A escola brasileira, que a partir da Constituição de 1988 se propõe a conviver democraticamente em uma sociedade plural, tem como principal desafio reconhecer sua diversidade e riqueza, proporcionando condições de superação a qualquer tipo de discriminação. Neste sentido é na escola, enquanto espaço público, que todos os brasileiros primeiro se deparam com a diferença. O objetivo deste artigo é analisar como a inclusão do Tema Transversal Pluralidade Cultural, prevista no Parâmetro Curricular Nacional, é tratada. A escola observada localiza-se no interior do município de São Gabriel/RS, tendo como grande parte dos alunos os filhos de agricultores assentados. Para tanto, realizaram-se pesquisa bibliográfica, observações de práticas pedagógicas, pesquisa, análise documental e entrevistas. A análise dos dados demonstra a necessidade de uma maior aproximação entre a execução das políticas públicas e a realidade da prática pedagógica local. Efetivando, assim, a escola como elemento agregador, que não só reconhece e valoriza a diversidade como parte inseparável da identidade e trajetória de seus educandos, mas também é capaz de superar a discriminação.
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