Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa

Autores/as

  • Alexandre Xavier dos Santos Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS
  • Mauricio Aires Vieira Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086182

Palabras clave:

Dificuldades em Matemática, Ciências Biológicas, Aprendizagens Significativas

Resumen

Tendo como referencial a Teoria das Aprendizagens Significativas de David Ausubel, foi proposta uma pesquisa com a finalidade de conhecer o perfil dos discentes de uma turma ofertada em caráter especial do componente curricular Matemática para Ciências Biológicas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus São Gabriel. Visando uma melhor aprendizagem dos discentes e diminuindo as taxas de evasão, retenção e reprovação no componente curricular ora em análise, foram discutidas abordagens e intervenções metodológicas no ensino deste componente com intuito de proporcionar uma aprendizagem dita significativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alexandre Xavier dos Santos, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Licenciado em Matemática, professor substituto da Unipampa

Citas

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem na educação matemática: contribuições para o debate teórico. In.: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2011, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática em cursos para não-matemáticos. In: CURY. Disciplinas matemáticas em cursos superiores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

CARIELLO, Daniel; RIBEIRO JR., Pedro Carlos Elias; CARVALHO, Tânia Maria Machado. Aplicações de Cálculo Diferencial às Ciências Naturais e Humanas: exercícios de reflexão e curiosidades. In.: OLIVEIRA; MARIM. Educação Matemática: contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

CURY, Helena Noronha. “Professora, eu só errei um sinal!”: como a análise de erros pode esclarecer problemas de aprendizagem. In: CURY. Disciplinas matemáticas em cursos superiores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

DOERING, Claus Ivo; NÁCUL, Liana Beatriz Coste; DOERING, Luisa Rodríguez. O programa Prócálculo da UFRGS. In: CURY. Disciplinas matemáticas em cursos superiores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

DULLIUS, Maria Madalena et al. Metodologia para o ensino de ciências exatas. In.: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2, 2011, Ijuí, RS. Anais... Ijuí: UNIJUÍ, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2 ed. São Paulo: Editora Atlas, 1990, 231 p.

PELIZZARI, Adriana, et al. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Revista PEC, Curitiba, v.2, n.1, p. 37-42, jul. 2001 – jul. 2002.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999, p.7.

SCHRODEN, Quintiliano Siqueira; PEREIRA, Janser Moura; BIASE, Nádia Giaretta. Projetos em Estatística. In.: OLIVEIRA; MARIM. Educação Matemática: contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

SOARES, Eliana Maria do Sacramento; SAUER, Laurete Zanol. Um novo olhar sobre a aprendizagem de matemática para a engenharia. In: CURY. Disciplinas matemáticas em cursos superiores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

TAVARES, Romero. Aprendizagem significativa. Revista Conceitos, n.55, jul. 2003 – jun. 2004. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/2239/Textos/ASConceitos.pdf. Acesso em: 19 mar. 2012.

UNIPAMPA, Projeto Institucional. Bagé, RS: UNIPAMPA, 2009a. Disponível em: http://www.unipampa.edu.br/portal/arquivos/PROJETO_INSTITUCIONAL_16_AG0_2009.pdf. Acesso em: 23 jan 2012.

UNIPAMPA, Projeto Pedagógico do Curso de Ciência Biológicas/Licenciatura. São Gabriel, RS: UNIPAMPA, 2009b, 71 p.

Publicado

2012-08-07

Cómo citar

Santos, A. X. dos, & Vieira, M. A. (2012). Aprendizagens significativas como proposta de ensino para o componente curricular matemática para ciências biológicas da Unipampa. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1732–1742. https://doi.org/10.5902/223613086182