Vivências e Significações Socioambientais do Projeto Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS

Autores/as

  • Juliana Andreola Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jumaida Rosito Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084635

Palabras clave:

Projeto Horto Municipal, Educação Ambiental, Conscientização Ambiental, Praticas Socioambientais

Resumen

Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS. Este programa social recebe crianças e adolescentes do município, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do trabalho foi verificar se o Programa contribui para o despertar da conscientização ambiental entre as crianças e adolescentes participantes, e, além disso, procurou-se conhecer o significado social do convívio dos jovens com o projeto Horto. Para isso, nesta pesquisa utilizou-se a técnica de campo exploratória e incluiu análise qualitativa, através da utilização de questionários enviados às famílias e relatos dos jovens atendidos pelo projeto, sobre suas vivências no Horto. Os resultados evidenciaram que o projeto do Horto Municipal é percebido como um ambiente de socialização, convivência, construção da aprendizagem, e, fundamentalmente, incentivador de valores que se relacionam a práticas preservacionistas ambientais. Com isso pode-se afirmar que, além de alcançar seus objetivos principais, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes de suas ações com o meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

COLL, César. Aprendizagem Escolar e Construção do Conhecimento. Trad. Emília de Oliveira Dihel. Porto Alegre: Artmed, 1994.

DÍAZ, Alberto P. Educação Ambiental como projeto.Fátima Murad (trad.), 2ª ed., Porto Alegre: artmed, 2002.

GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 8ª ed, São Paulo: Papirus, 1995, (Coleção; magistério formação e trabalho).

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed, São Paulo:Atlas, 2007.

LOUREIRO, Carlos; B., LAYRARGUES; Philippe P., CASTRO; Ronaldo S.. Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. (orgs). São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro; (tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya ; revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho), 2. ed., São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PREFEITURA MUNICIPAL DE FAXINAL DO SOTURNO/RS. Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura. Regimento Interno do Horto Municipal. Faxinal do Soturno, 2005.

TRIGUEIRO, André. Meio Ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas do conhecimento. (Autores associados), 5ª ed.,Campinas, São Paulo:Armazén do Ipê, 2008.

Publicado

2012-03-12

Cómo citar

Andreola, J., & Rosito, J. (2012). Vivências e Significações Socioambientais do Projeto Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1298–1304. https://doi.org/10.5902/223613084635

Número

Sección

ARTIGOS