Educação ambiental para crianças: conscientização para a importância das espécies florestais

Autores

  • Juliana Bortoncello Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Jumaida Rosito Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613082770

Palavras-chave:

Espécies florestais, Transpiração vegetal e maquetes florestais

Resumo

A educação ambiental é uma forma abrangente de educação, por meio de um processo pedagógico participativo permanente que procura disseminar o conhecimento sobre a problemática ambiental, despertando no ser humano a consciência de que ele faz parte desse ambiente e, por isso, precisa usufruir dele de forma equilibrada. Este projeto teve como objetivo esclarecer alunos de ensino fundamental de uma escola de Bento Gonçalves (RS, Brasil), sobre a importância das espécies florestais arbóreas para a nossa vida, a fim de torná-los cidadãos cientes do seu papel como guardiões e multiplicadores de conhecimento e respeito por todas as formas de vida. Foram propostas atividades práticas realizadas a partir da escolha de sete espécies arbóreas, símbolos de diferentes regiões brasileiras. Dentre as atividades destacam-se a elaboração de maquetes representando as espécies e a observação do fenômeno da transpiração vegetal. As aulas práticas levaram a um maior envolvimento e compreensão dos conteúdos por parte dos alunos; nesse caso, em particular, esse envolvimento garantiu um conhecimento em relação à importância das árvores e de sua preservação, garantindo um novo olhar sobre o papel desempenhado pelas florestas.

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Publicado

2011-03-31

Como Citar

Bortoncello, J., & Rosito, J. (2011). Educação ambiental para crianças: conscientização para a importância das espécies florestais. Revista Monografias Ambientais, 2(2), 297–302. https://doi.org/10.5902/223613082770

Edição

Seção

ARTIGOS