Vivências e Significações Socioambientais do Projeto Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084635Palavras-chave:
Projeto Horto Municipal, Educação Ambiental, Conscientização Ambiental, Praticas SocioambientaisResumo
Este trabalho foi desenvolvido no contexto do Programa de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente, Horto Municipal de Faxinal do Soturno/RS. Este programa social recebe crianças e adolescentes do município, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do trabalho foi verificar se o Programa contribui para o despertar da conscientização ambiental entre as crianças e adolescentes participantes, e, além disso, procurou-se conhecer o significado social do convívio dos jovens com o projeto Horto. Para isso, nesta pesquisa utilizou-se a técnica de campo exploratória e incluiu análise qualitativa, através da utilização de questionários enviados às famílias e relatos dos jovens atendidos pelo projeto, sobre suas vivências no Horto. Os resultados evidenciaram que o projeto do Horto Municipal é percebido como um ambiente de socialização, convivência, construção da aprendizagem, e, fundamentalmente, incentivador de valores que se relacionam a práticas preservacionistas ambientais. Com isso pode-se afirmar que, além de alcançar seus objetivos principais, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes de suas ações com o meio ambiente.
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