Percepção dos hábitos alimentares dos estudantes de uma escola de ensino fundamental do município de Jaciara- MT
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130820440Palabras clave:
Práticas pedagógicas, Alimentação saudável, Ambiente escolarResumen
As práticas alimentares são fundamentais ao longo da vida humana, em particular desde a infância. As crianças são mais receptivas aos novos conhecimentos, onde o seu comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores, desde o convívio familiar ao escolar. Este estudo tem como propósito refletir sobre a contribuição da escola na promoção de hábitos alimentares saudáveis, por parte dos alunos, realizando revisão bibliográfica nas bases científicas, aulas expositivas e dialogadas, atividades práticas e lúdicas (jogo da amarelinha e jogo da memória), bem como exposição de vídeos. Percebeu-se que uma das maneiras para se contribuir com esta aprendizagem, e também para a qualidade de vida é informar sobre a saúde no ambiente escolar. É neste ambiente que se torna propicio o ensino-aprendizagem relativo aos hábitos alimentares saudáveis. A escola deve funcionar em conjunto com a família com o objetivo de contribuir para a melhor formação do educando, visto que a criança passa boa parte do tempo diário na instituição de ensino. Com este pensamento, preparou-se aulas para alunos do 6.º ano, da Escola Estadual Francisco Soares de Oliveira, sobre alimentação saudável, buscando diagnóstico do conhecimento das boas práticas alimentares dos educandos. Aplicou-se aulas sobre os constituintes da pirâmide alimentar, explicando as funções dos principais nutrientes e grupos de alimentos que promovem alimentação saudável. Observou-se que a alimentação dos alunos ainda não é adequada, e que se deve buscar uma melhor maneira de inserir mudanças positivas em suas rotinas diárias. O diálogo favorece então a percepção deste educando sobre seus hábitos alimentares, que durante as atividades lúdicas e os vídeos apresentados expressou-se sobre seus hábitos e o que faria diferença daqui por diante. O resultado esperado foi gratificante, percebeu-se que o educando assimilou o que se pretendia com este trabalho.
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