Percepção ambiental dos estudantes jovens e adultos da educação básica (Programa EJA) de escolas públicas municipais

Autores/as

  • Samuel Costa Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819822

Palabras clave:

Meio ambiente, Educação ambiental, Educação de jovens e adultos

Resumen

A presente pesquisa objetivou avaliar a percepção ambiental dos estudantes jovens e adultos da educação básica (Programa EJA) das escolas da rede municipal da cidade de Araranguá (SC). Foi aplicado um questionário para 56 alunos do curso em questão. Para a análise referente às concepções de meio ambiente foram estabelecidas cinco categorias de concepções (romântica, utilitarista, abrangente, reducionista e sócio-ambiental). Para a análise das respostas das questões objetivas foi utilizado um padrão de contagem e para as objetivas com mais de uma resposta, foi utilizado o método de contagem/pontuação por incidência. Os resultados apontaram para a predominância de uma percepção ambiental pouco elaborada e de caráter “reducionista” e que os educandos apresentam grande interesse pelos temas ambientais. Além disso, há a disposição para participar de trabalhos e de ações de educação ambiental. Esses resultados reforçam a necessidade do envolvimento dos educandos da EJA por meio da inserção de práticas de educação ambiental no cotidiano escolar.

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Biografía del autor/a

Samuel Costa, Instituto Federal de Santa Catarina, Araranguá, SC

Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense.

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Publicado

2016-03-04

Cómo citar

Costa, S. (2016). Percepção ambiental dos estudantes jovens e adultos da educação básica (Programa EJA) de escolas públicas municipais. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 393–403. https://doi.org/10.5902/2236130819822

Número

Sección

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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