Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo

Autores

  • Daniela Alves da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • Gilmeire Rulim Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT
  • José Roberto Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130820461

Palavras-chave:

Óleo vegetal, Educação ambiental, Reutilização

Resumo

Este é um trabalho realizado sobre o óleo vegetal utilizado nos domicílios para fritura, visando os princípios da Educação Ambiental e foi desenvolvido com o intuito de levar aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), uma alternativa para amenizar parte dos impactos ao meio ambiente, causado por este resíduo quando descartado de forma inadequada. A partir dos dados obtidos através de pesquisas bibliográficas a respeito do consumo de óleo vegetal, surgiu a necessidade de sensibilizar a comunidade, sobre a reutilização de óleo vegetal utilizado nos domicílios para fritura. Aplicou-se uma intervenção na escola Municipal Magda Ivana na 1º etapa do 2º segmento da EJA noturno, em Jaciara-MT. Diante do objetivo proposto, de sensibilizar a respeito dos danos causados ao meio ambiente pelo uso e descarte inadequado de óleo vegetal, pôde-se concluir que o resultado esperado foi alcançado ao obter as respostas através de um questionário aplicado aos alunos para encerrar a intervenção pedagógica desenvolvida na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, M. B. Educação Ambiental: da escola a comunidade. Iº Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, João Pessoa/PB, em 2002.

COSTA, M. P. Reciclando o lixo, reciclando a vida: uma experiência exitosa através da produção de vídeos. V EPEAL, Pesquisa em Educação: Desenvolvimento, Ética e Responsabilidade Social, Maceió/AL, 2010.

GODOY, P. O.; OLISKOVICZ, K.; BERNARDINO, V. M.; CHAVES, W. R.; PIVA, C. D.; RIGO, A. S. N. Consciência limpa: Reciclando o óleo de cozinha. Anuário da Produção de Iniciação Científica Discente, v.13, n.17, p.205-217, 2010.

KLAUCK, C. R. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Um elo entre conhecimento cientifico e comunidade, Revista Conhecimento Online, ano 1, v. 2, março 2010.

LOPES, R. C.; BALDIN, N. Educação ambiental para a reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão – projeto “Ecolimpo”. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) – III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Paraná: PUC, 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JACIARA/MT. Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Jaciara. Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Magda Ivana, Reformulado em 2012.

RUA, E. R.; SOUZA, P. S. A. Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas Química e Estudos Regionais. Revista Química Nova Na Escola, v.32, n.2, p.95-100, 2010.

Downloads

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Costa, D. A. da, Lopes, G. R., & Lopes, J. R. (2015). Reutilização do óleo de fritura como uma alternativa de amenizar a poluição do solo. Revista Monografias Ambientais, 14, 243–253. https://doi.org/10.5902/2236130820461

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.