O Toque Terapêutico como uma prática ambiental anti-iatrogênica

Autores/as

  • Aline Cristina Calçada de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Alfredo Guillermo Martin Gentini Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130812370

Palabras clave:

Educação Ambiental, Toque Terapêutico, Cuidado, Iatrogenia

Resumen

O presente artigo é um relato de experiência fruto das vivências de uma tese de doutorado em andamento. Suas premissas encontram-se dentro da perspectiva cartográfica sob a ótica da Esquizoanálise. O recorte escolhido é uma reflexão de como o Toque Terapêutico pode se aproximar de uma prática ambiental, minimizando a iatrogenia hospitalar. A hipótese sugerida para esta discussão entende o hospital enquanto espaço clínico e ambiental, o qual deve ir além da patologia, valorizando o ser humano de forma integral. Para tanto, considera a aplicação do Toque Terapêutico em duas pacientes internadas em unidade de Clínica Médica de em um Hospital Universitário do Sul do país, respeitando os preceitos éticos. O enfoque valorizado é a qualidade da relação que se estabelece a partir deste cuidado diferenciado em saúde. Entende também a promoção de um paradigma ético-estético e de devires espontâneos da pesquisadora sob forma de poesia, como formas de exercer um cuidado anti-iatrogênico, apresenta-os entremeados ao texto presente. Esta prática pode levar a uma práxis de pertencimento ao entorno capaz de conduzir a uma nova relação com a vida e com a Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Alfredo Guillermo Martin Gentini, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Professor Adjunto do Curso de Psicologia e Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental da Universidade
Federal do Rio Grande-FURG.

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Publicado

2014-03-14

Cómo citar

Oliveira, A. C. C. de, & Gentini, A. G. M. (2014). O Toque Terapêutico como uma prática ambiental anti-iatrogênica. Revista Monografias Ambientais, 13(2), 3146–3153. https://doi.org/10.5902/2236130812370

Número

Sección

ARTIGOS

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