O toque terapêutico e a educação ambiental: um encontro rizomático

Autores

  • Aline Cristina Calçada de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Alfredo Guillermo Martin Gentini Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Marlene Teda Pelzer Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086956

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Toque Terapêutico, Cuidado, Iatrogenia

Resumo

Trata-se de uma tese de doutorado em andamento cujo tema central é minimizar a iatrogenia hospitalar a partir do Toque Terapêutico. Busca redescobrir a relação entre a enfermagem e as pessoas hospitalizadas. Formulam-se três hipóteses: a construção de um espaço ecosófico é capaz de superar a iatrogenia; o hospital enquanto ambiente pedagógico propicia a formação de um novo olhar e o hospital enquanto espaço clínico deve ir além da patologia, valorizando o ser humano de forma integral. Através da cartografia analisa tais hipóteses e propõe intervenções institucionais embasadas em experimentações socioambientais, incluindo o ambiente acadêmico, o espaço clínico hospitalar bem como local afastado do perímetro urbano. O campo de intervenção desta pesquisa é composto de diversos lugares, os quais contemplam o próprio campo empírico, onde os sujeitos constroem juntos seus itinerários. Algumas experimentações envolvem um grupo de doutorandos constituído por três pesquisadores do Programa de Pós- Graduação em Educação Ambiental- PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande- Furg, denominado de comunidade pesquisadora. A última contempla três áreas do conhecimento articuladas no propósito da Educação Ambiental- quais sejam: a enfermagem, a arte/educação e a sociologia. Outras buscam uma experimentação direta com pessoas hospitalizadas numa unidade de clínica médica. Em conjunto, utilizam das artes cênicas e visuais para provocar processos capazes de impulsionar um devir criativo, quer no hospital, quer na academia ou mesmo em ambiente junto a mata atlântica. Esses espaços se constituem cartograficamente de acordo com um conjunto de possibilidades que formam fluxos de acontecimentos atuais que são atravessados pelas vicissitudes dos envolvidos. As experimentações socioambientais que tem se proposto a presente tese tem demonstrado outras possibilidades de cuidado em saúde. A Esquizoanálise permite a criação de mecanismos protetores em nossas rotinas de trabalho. O Toque Terapêutico é um dos caminhos que podem ser trilhados nesse sentido. A prática do mesmo tem levado a uma ideia de pertencimento ao entorno capaz de conduzir a uma nova relação com a vida, elo indispensável defendido por todas as correntes de Educação Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAREMBLITT, G. Apostila do Curso de formação em esquizodrama (esquizoanálise). Belo Horizonte: Instituto Félix Guattari, 2000.

BAREMBLITT, G. Compêndio de Análise Institucional e outras Correntes Teoria e Prática. 1ª ed. Editora Record, 1992.

BAREMBLITT, G. Introdução à Esquizoanálise. Belo Horizonte: Biblioteca do Instituto Félix Guattari, 2003. 138p.

BRENNAN, B.A. Mãos de Luz: Um guia para a Cura através do Campo de Energia Humano. São Paulo: Pensamento, 2006.

BOTSARIS, A. Medicina Ecológica: Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta. Rio de Janeiro: Nova Era, 2010.

BOTSARIS, A. Sem Anestesia: O Desabafo de um médico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

CAPRA, F. A Teia da Vida. São Paulo: Cultrix. 1996.

CAPRA, F. O Ponto de Mutação. São Paulo: Cultrix,1982.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. O Anti Édipo. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

FARIAS, G.M. et. al. Iatrogenias na Assistência de Enfermagem: Características da Produção Científica no período de 2000 a 2009. Revista Científica Internacional, Ano 3- N.º11, Janeiro/Fevereiro, 2010.

FONSECA, T.; NASCIMENTO, M. e MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade, Política. 2ed. Rio de Janeiro: Gen, 2010.

GUATTARI, F. As Três Ecologias. 21 ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

GERBER, R. Medicina Vibracional: uma medicina para o futuro. 9 ed. São Paulo: Cultrix, 2007.

LEFF, E. Saber Ambiental. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. 1v. São Paulo: Melhoramentos, 2000.

OGUISSO, T.; SCHMIDT,M.J. História e Exercício da Enfermagem. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. Psicologia & Sociedade. Vol.19 nº1 Porto Alegre Jan/abril, 2007.

KRIEGER, D. As Mãos: como usá-las para ajudar ou curar. São Paulo: Cultrix, 1979.

KRIEGER, D. Toque Terapêutico: novos Caminhos da Cura transpessoal. São Paulo: Cultrix, 1997.

SÁ, A.C. Toque Terapêutico: Pelo Método Krieger- Kunz. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2008.

SÁ, A.C. de. Toque Terapêutico como Assistência Complementar de Enfermagem. Acta Paul. Enf., São Paulo, v.11, n 2, p.73-76, 1998.

SANTOS, I.; FIGUEIREDO, N.M.A.; DUARTE, M.J.R.S.; SOBRAL, V.R.S.; MARINHO, A.M. Enfermagem Fundamental. São Paulo: Atheneu, 2001- v.1.

SANTOS, J.C.; CEOLIM, M.F. Iatrogenias de enfermagem em pacientes idosos hospitalizados. Revista Esc. Enferm USP 2009; 43(4):810-7.

TAVARES, C. Reflexões acerca da Iatrogenia e Educação. Revista Brasileira de Educação Médica, 31(2): 180- 185, 2007.

TURRINI, R.N.T. Percepção das Enfermeiras sobre fatores de risco para a infecção hospitalar. Ver. Esc. Enf. USP, v. 34, n.2, p.174-84, jun.2000.

WALDOW, V.R. Cuidado Humano: o resgate necessário. 3 ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

Downloads

Publicado

2013-01-13

Como Citar

Oliveira, A. C. C. de, Gentini, A. G. M., & Pelzer, M. T. (2013). O toque terapêutico e a educação ambiental: um encontro rizomático. Revista Monografias Ambientais, 10(10), 2209–2219. https://doi.org/10.5902/223613086956

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.