Ecopedagogia e Direito Ambiental

Authors

  • Eliane de Mello Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS
  • Adriane da Silva Machado Möbbs Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084241

Keywords:

Cidadania, Ecopedagogia, Direito Ambiental

Abstract

A efetivação do direito ambiental está estritamente relacionada com a Educação Ambiental formal e não formal crítica, alicerçada no paradigma da ecologia profunda, o que para alguns autores pode ser sintetizado no conceito de Ecopedagogia. Tal relação deve-se a compreensão de que o Direito Ambiental só poderá ser efetivado em uma sociedade formada por cidadãos que possuam uma visão complexa dos problemas ambientais e que fiscalizem a implementação de tais direitos. Neste contexto, um dos principais problemas seria a construção da cidadania, a qual, nas palavras de Edgar Morin, deveria ser uma “cidadania planetária”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliane de Mello, Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS

Mestre em História/Unisinos; Pós-graduada em Educação Ambiental/UFSM. Tutora presencial do Curso de Pedagogia- UFPel – Polo UAB – Panambi.

Adriane da Silva Machado Möbbs, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES, sob a orientação do Prof. Dr. Noeli Dutra Rossatto. Professora/Tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - Universidade Federal de Pelotas.

References

AVANZI, Maria Rita. Ecopedagogia. In: LAYTARGUES, P.P. (org). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 35-50.

BRANDAO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo. Brasiliense, 1986.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Pulo: Cultrix, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Fundação Peirópolis, 2000.

MENDONÇA, Rita. Conserva e criar – Natureza, cultura e complexidade. São Paulo: Senac, 2005, p. 117 – 119.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

MORIN, Edgar. Para navegar no século XXI. Porto Alegre. Editora da PUCRS. 2000.

RODRIGUES, Zita Ana Lago. Paradigma da ciência, do saber e do conhecimento e educação para a complexidade: pressupostos e possibilidades para a formação docente . Educar, Curitiba, n. 32, p. 87-102, 2008.

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 12 fev. 2009.

SOUSA, Ana Cristina Augusto de. Evolução da política ambiental no Brasil do século XX. Disponível em: http://www.achegas.net/numero/vinteeseis/ana_sousa_26.htm. Acesso em 6 de mai. de 2009.

VIÉGA, Aline. Complexidade: uma palavra com muitos sentidos. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2005. p. 175- 187. Disponível em : http://www.aja.org.br/publications/encontros.pdf. Acesso em 11 fev. 2009.

Published

2012-01-23

How to Cite

Mello, E. de, & Möbbs, A. da S. M. (2012). Ecopedagogia e Direito Ambiental. Monografias Ambientais, 5(5), 1057–1063. https://doi.org/10.5902/223613084241