Ecopedagogia e Direito Ambiental

Autores

  • Eliane de Mello Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS
  • Adriane da Silva Machado Möbbs Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084241

Palavras-chave:

Cidadania, Ecopedagogia, Direito Ambiental

Resumo

A efetivação do direito ambiental está estritamente relacionada com a Educação Ambiental formal e não formal crítica, alicerçada no paradigma da ecologia profunda, o que para alguns autores pode ser sintetizado no conceito de Ecopedagogia. Tal relação deve-se a compreensão de que o Direito Ambiental só poderá ser efetivado em uma sociedade formada por cidadãos que possuam uma visão complexa dos problemas ambientais e que fiscalizem a implementação de tais direitos. Neste contexto, um dos principais problemas seria a construção da cidadania, a qual, nas palavras de Edgar Morin, deveria ser uma “cidadania planetária”.

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Biografia do Autor

Eliane de Mello, Universidade Federal de Pelotas, Panambi, RS

Mestre em História/Unisinos; Pós-graduada em Educação Ambiental/UFSM. Tutora presencial do Curso de Pedagogia- UFPel – Polo UAB – Panambi.

Adriane da Silva Machado Möbbs, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria, bolsista CAPES, sob a orientação do Prof. Dr. Noeli Dutra Rossatto. Professora/Tutora do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância - Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Mello, E. de, & Möbbs, A. da S. M. (2012). Ecopedagogia e Direito Ambiental. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 1057–1063. https://doi.org/10.5902/223613084241