Sustentabilidade em pequenas propriedades: uma proposta educativa

Autores

  • Lucilea Silva de Souza Figueroa Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS
  • Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS http://orcid.org/0000-0001-7447-4805
  • Jonas Anderson Simões das Neves Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130838364

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Metodologia das árvores, Educação do campo

Resumo

A sustentabilidade preza pela biodiversidade e diversificação da produção numa mesma área agrícola, que possibilite a otimização do espaço produtivo, com menores impactos ambientais, adequando-se às condições climáticas da região e aos interesses do próprio agricultor. Neste trabalho, buscou-se fazer um levantamento das pesquisas realizadas no Rio Grande do Sul para verificar potencialidades de implementação da diversificação da produção em pequenas propriedades. Para isso foram pesquisados na base de dados Dialnet artigos que discorrem sobre os benefícios da diversificação das produções e suas potencialidades. Por fim, é apresentada uma proposta sustentável a partir do contexto do assentamento de reforma agrária Liberdade no Futuro em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Tal proposta foi elaborada com base na Metodologia das Árvores, a qual parte da identificação de causas e consequências de conflitos para planejar soluções que sejam viabilizadas pela própria comunidade.

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Biografia do Autor

Lucilea Silva de Souza Figueroa, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS.

Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito/RS. Possui Pós-doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2016, bolsista PNPD/CAPES). Possui Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2015, bolsista da CAPES), mestrado em Educação Ambiental (2004) e graduação em Oceanologia (2000), todos pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciada em Pedagogia (2015) pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. É líder do Grupo de Pesquisa Coeducar: Aprender em Ação, Metodologias de Ensino e Formação de Professores e integrante do Grupo de Pesquisa: Educação a Distância e Tecnologia - EaD-TEC (FURG).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias de ensino, educação ambiental, tecnologias na educação, educação a distância e pesquisa.

Jonas Anderson Simões das Neves, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS

Possui graduação em História-Bacharelado pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004); Especialização em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Possui Pós-Doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atuou por 4 anos como docente no Campus Itaqui da Unipampa, nos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Nutrição, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. Atualmente, está vinculado ao Campus Dom Pedrito da Unipampa, atuando no curso de Licenciatura em Educação no Campo. Tem como principais temas de pesquisa as políticas públicas, a agricultura familiar, o desenvolvimento rural, a juventude e a educação no campo.

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Publicado

2019-08-23

Como Citar

Figueroa, L. S. de S., Moura, A. C. de O. S. de, & Neves, J. A. S. das. (2019). Sustentabilidade em pequenas propriedades: uma proposta educativa. Revista Monografias Ambientais, 18(1), e4. https://doi.org/10.5902/2236130838364

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS