Panorama das ações musicais na educação infantil no município de São Gabriel/RS, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843460

Palavras-chave:

Educação musical, Interdisciplinaridade, Inclusão

Resumo

O presente trabalho reflete e discute a questão musical na educação infantil no contexto do município de São Gabriel, Rio Grande do Sul (Brasil), tendo como objetivo investigar as práticas e intencionalidades de atividades que envolvem a música, considerando seus impactos numa educação inclusiva e agregadora. Três aspectos se destacam neste trabalho: o contexto atual de reformas nas bases de nossa educação; a importância do papel do profissional que atua em sala de aula; os currículos formadores de nossos profissionais. As análises permitiram a ampla visualização da realidade em que a educação infantil está inserida e, em um contexto amplo, do impacto das ações artístico/musicais na transformação dessa realidade.  

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Biografia do Autor

Giulia Trindade, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, especialista em educação infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá, cursando a especialização em educação : ensino e práticas interdisciplinares ( EDUINTER) pela Universidade Federal do Pampa  (unipampa)

Rafael Plá Matielo Lemos, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa. Atualmente é Técnico em Laboratório da UNIPAMPA - São Gabriel/RS-Brasil e membro do corpo técnico do grupo de pesquisa Núcleo de Ecologia Molecular e Micropropagação de Plantas (NEMMIP) e Docente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu "Especialização em Educação: Práticas de Ensino Interdisciplinares (EDUINTER)".

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Trindade, G., & Lemos, R. P. M. (2020). Panorama das ações musicais na educação infantil no município de São Gabriel/RS, Brasil. Revista Monografias Ambientais, 19, e5. https://doi.org/10.5902/2236130843460