Bioma Pampa: tema gerador em uma atividade interdisciplinar para educação ambiental

Autores

  • Barési Freitas Delabary Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Rafael Sanches Guerra Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Taís da Silva Garcia Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Tânia Mara de Bastiani Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083308

Palavras-chave:

Bioma Pampa, Interdisciplinaridade, Educação Ambiental

Resumo

A fim de mostrar que é possível ter uma atividade interdisciplinar com áreas de conhecimento diferentes, este trabalho tem como objetivo principal abordar o bioma pampa dentro de quatro áreas distintas visando contribuir para a Educação Ambiental. Cada profissional descreverá tendo por base a pesquisa bibliográfica, como é possível trabalhar o bioma pampa dentro da sua área de atuação. O biólogo abordará o bioma sob a perspectiva descritiva (localização, extensão, tipo de fauna, flora, animais em extinção, etc.). O professor de filosofia soba perspectiva social, analisando as conseqüências ambientais e sociais das monoculturas e da pecuária extensiva como modelo econômico mantidas sob o bioma pampa. O turismólogo destacará a importância do turismo sustentável para a preservação do bioma pampa, pois ao conhecer o ambiente em que se vive promove-se a relação homem - meio ambiente, podendo conduzir a ações de recuperação, preservação e utilização sustentável dos ambientais naturais, sociais e culturais. O publicitário abordará o papel da imagem, através de um folder, para o público-alvo jovem na divulgação da importância e preservação do bioma pampa. Através do folder pretende-se divulgar o bioma pampa com imagens e informações de sua flora e fauna e os impactos ambientais que vem ocorrendo no mesmo, salientando, assim, a importância da conservação do bioma pampa para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Conclui-se assim que é possível um projeto interdisciplinar dentro da Educação Ambiental com áreas de conhecimento distintas a partir de uma única temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2ª ed. Editora Campus: Rio de Janeiro, 2001.

BRASIL. Ministério do Turismo. Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. Programa de qualificação a distância para o desenvolvimento do Turismo. Turismo e sustentação: formação de redes de ação municipal para a regionalização do turismo.

Ministério do Turismo. Coord. Tânia Brizolla, Ana Clévia Guerreiro Lima, Brasília: Ministério: FLN: SEaD/UFSC, 2008.

BRASIL. Lei 9795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr. 1999.

BENCKE, Glayson A. Diversidade e conservação da fauna dos campos do Sul do Brasil. In: PILLAR, Valério P.; MÜLLER, Sandra C.; CASTILHOS, Zélia M. S. & JACQUES, Aino V. A. (eds.). Campos Sulinos, conservação e uso sustentável da biodiversidade. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009.

BILENCA, David; MIÑARRO, Fernando. Identificación de áreas valiosas de pastizal em las Pampas y Campos de Argentina, Uruguay y Sur de Brasil. Fundación vida silvestre. 2004.

BORBA, Marcos; TRINDADE, José P. P. Desafios para conservação e a valorização da pecuária sustentável. In: PILLAR, Valério P.; MÜLLER, Sandra C.; CASTILHOS, Zélia M. S.; JACQUES, Aino V. A. (Eds.). Campos sulinos: conservação e uso sustentável da biodiversidade. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009.

IANNI, Octavio. A formação do proletariado rural no Brasil. In: A Questão Agrária no Brasil 2. São Paulo: Expressão

Popular, 2005.

INSTITUTO PAMPA BRASIL, 2009. Disponível em: http://www.pampabrasil.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57. Acesso em: 11/06/2001 às 18hrs e 35min.

LANCE, Steve. O Livro Azul da Propaganda: 52 idéias que podem fazer uma grande diferença. Rio de Janeiro: Elsevier,

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

ROVEDDER, Ana Paula. Potencial do Lupinus albescens Hook. & Arn. Para recuperação de solos arenizados do bioma pampa. Tese de doutorado, UFSM, Centro de Ciências Rurais, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, RS, 2007.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

SWARBROOKE, John. Turismo Sustentável: Setor Público e Cenários Geográficos, vol. 3. São Paulo: Aleph, 2000.

QUEIROZ, Odaléia (org.). Turismo e ambiente: temas emergentes. Campinas: Alínea, 2006.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

Delabary, B. F., Guerra, R. S., Garcia, T. da S., & Bastiani, T. M. de. (2011). Bioma Pampa: tema gerador em uma atividade interdisciplinar para educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 3(3), 396–403. https://doi.org/10.5902/223613083308

Edição

Seção

ARTIGOS