Bioma Pampa: tema gerador em uma atividade interdisciplinar para educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613083308Palavras-chave:
Bioma Pampa, Interdisciplinaridade, Educação AmbientalResumo
A fim de mostrar que é possível ter uma atividade interdisciplinar com áreas de conhecimento diferentes, este trabalho tem como objetivo principal abordar o bioma pampa dentro de quatro áreas distintas visando contribuir para a Educação Ambiental. Cada profissional descreverá tendo por base a pesquisa bibliográfica, como é possível trabalhar o bioma pampa dentro da sua área de atuação. O biólogo abordará o bioma sob a perspectiva descritiva (localização, extensão, tipo de fauna, flora, animais em extinção, etc.). O professor de filosofia soba perspectiva social, analisando as conseqüências ambientais e sociais das monoculturas e da pecuária extensiva como modelo econômico mantidas sob o bioma pampa. O turismólogo destacará a importância do turismo sustentável para a preservação do bioma pampa, pois ao conhecer o ambiente em que se vive promove-se a relação homem - meio ambiente, podendo conduzir a ações de recuperação, preservação e utilização sustentável dos ambientais naturais, sociais e culturais. O publicitário abordará o papel da imagem, através de um folder, para o público-alvo jovem na divulgação da importância e preservação do bioma pampa. Através do folder pretende-se divulgar o bioma pampa com imagens e informações de sua flora e fauna e os impactos ambientais que vem ocorrendo no mesmo, salientando, assim, a importância da conservação do bioma pampa para a qualidade de vida das atuais e futuras gerações. Conclui-se assim que é possível um projeto interdisciplinar dentro da Educação Ambiental com áreas de conhecimento distintas a partir de uma única temática.Downloads
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