Práticas de paisagismo em espaços de convivência social em comunidades rurais e em centro de educação ambiental

Autores

  • Janine Farias Menegaes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Fernanda Alice Antonello Londero Backes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Karla Marque da Rocha Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Karine Matuchevski Balzan Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819947

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Paisagismo, Técnicas de jardinagem, Trabalho pedagógico

Resumo

A educação socioambiental aliada às técnicas de paisagismo tem sido utilizada para melhorar a estética de ambientes proporcionando inúmeros benefícios à sociedade, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários destes espaços. As técnicas de ajardinamento utilizadas para a remodelação ou revitalização da paisagem são fundamentais para tornar o ambiente prazeroso e propício ao convívio social. Desse modo, o presente trabalho objetivou por meio da realização de oficinas de paisagismo e jardinagem, transmitir e desenvolver assuntos sobre esta temática, com o intuito de ajardinar espaços de convivência social, nas comunidades rurais do município de Agudo, RS e no CEASM - Centro de Educação Ambiental de Santa Maria, RS. As oficinas ocorreram em dois momentos durante o dia, manhã e tarde, o período da manhã foi destinado à parte teórica sobre o tema paisagismo e jardinagem. Observou-se nas comunidades rurais que o grupo de mulheres que as mantém preocupam-se na manutenção dos espaços de convívio social e na preservação do meio ambiente e das suas culturas. Já no CEASM observou-se a preocupação dos professores em disseminar os conhecimentos relativos à ornamentação dos espaços escolares, com a finalidade de propiciar aos usuários destes espaços um ambiente prazeroso e socioeducativo.

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Biografia do Autor

Janine Farias Menegaes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), na Área de concentração Engenharia Agroambiental com a Linha de pesquisa Engenharia Ambiental de Agrossistemas. Graduada em Agronomia (2013) pela UFSM e, também, possui Curso Técnico em Administração (2007) e Curso Técnico Agrícola Habilitação em Jardinagem (2008) ambos pelo Colégio Politécnico da UFSM.

Fernanda Alice Antonello Londero Backes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Engenheira Agrônoma, Doutora, Professora do Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Santa Maria.

Karla Marque da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Geógrafa, Doutora, Professora do Departamento de Metodologia do Ensino, Universidade Federal de Santa Maria.

Karine Matuchevski Balzan, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Bacharel em Direito e Ciências Contábeis com licenciatura, Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2016-02-27

Como Citar

Menegaes, J. F., Backes, F. A. A. L., Rocha, K. M. da, & Balzan, K. M. (2016). Práticas de paisagismo em espaços de convivência social em comunidades rurais e em centro de educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 381–392. https://doi.org/10.5902/2236130819947

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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