JOGO DE ENGENHARIA ECONÔMICA UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708169Palavras-chave:
Engenharia Econômica, Jogo de Engenharia Econômica, Jogo Didático.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611708169
O presente artigo demonstra um jogo criado para auxiliar na disciplina de Engenharia Econômica dos cursos voltados nas áreas das Engenharias, na plataforma Moodle. Este jogo leva em consideração a variação da metodologia de ensino nas universidades, dispondo aos alunos um ambiente inovador que os influenciam ao aprendizado. Quanto à metodologia, esta pesquisa é classificada como exploratória, quanto a abordagem é classificada como qualitativa uma vez que foi utilizado livros, artigos, periódicos para descrever na revisão bibliográfica a base conceitual de temas como: valor presente líquido, taxas de juros, custo de capital e sistemas de amortização que foram necessários desenvolver o jogo. O resultado final é o jogo de Engenharia Econômica composto por cinco etapas que são interligadas dentro de uma lógica acadêmica, mas independentes uma das outras, as quais levam os alunos a praticar o conteúdo transmitido em sala de aula, em um ambiente virtual que estimula o aprendizado, simulando um ambiente empresarial, unindo a teoria com a prática.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, A.. Finanças Corporativas e Valor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
CASAROTO, N. F.; KOPITTKE, B. H. Análise de Investimentos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DEL MAR, C. P. Aspectos Jurídicos da Tabela Price. São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 2001.
DEMODARAN, A. V. Y. Start-up and Growth
Companies: Estimation Issues and Valuation Challenges.
Stern School of Business, New Youk, 1-67
Mai 2010.
EVANGELISTA, M. S. L. Estudo comparativo de análise de investimentos em projetos entre o método vpl e o de opções reais: o caso cooperativa de crédito - sicredi noroeste. UFSC. Tese de Doutorado. Florianópolis, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7. ed. São Paulo: Editora Harbra, 1997.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. Essencial; trad. Jorge Ritter. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
GOLDSCHMIDT, P. C. Simulação e jogo de empresas. Revista de Administração de Empresas, 17(3), 1977. p. 43-46.
GOMES, H. J. P.; OLIVEIRA, O. B. Obstáculos epistemológicos no ensino de ciências: um estudo sobre suas influências nas concepções de átomo. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, 2007. p.79- 109.
LEMES Jr., A. B.; RIGO, C. M.; CHEROBIM, A. P. S. Administração Financeira: Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
LÓPEZ, J. M.; ROMERO, E.; ROPERO, E. Utilización de Moodle para el desarrollo y evaluación de competencias en los Alumnos. Formación Universitaria, v. 3 nº 3, 2010. p.45-52.
MAGALHÃES, C. R. O jogo como pretexto educativo: educar e educar-se em curso de formação em saúde. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.11, n. 23, 2007, p.647-654.
MAGALHÃES, D. C. M. D.; SCOFILD, R. D. Sistema frances de amortização ou tabela price. Unibh 2013.
MARTINS, E. Avaliação de empresas – da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
MENDES, C. F.; BRAGA, N. M. P.; SOUSA, M. A. N. Jogo didático-ecológico aplicado a alunos do quinto ciclo: conhecendo a nossa fauna. Caxambu. 2007. Anais do VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/ snef/xviii/sys/resumos/T0405-1.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2013.
MOTA, G S; MELO, D R A.; PAIXÃO, R. B. O jogo de empresas no processo de aprendizagem em administração: o discurso coletivo de alunos. RAC. Rio de Janeiro, v 16, n.3 art., 1 Maio/Jun. 2012. p. 342-359.
NASCIMENTO, M. A. P. Sistema de Amortização Multiprazo: Um novo sistema de amortização
para o financiamento de longo prazo. 2007. 200 f. Mestrado (Economia Empresarial)– Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2007.
PAULA, R. A.; CAPELO, E. J.; COSTA, C. C. O cálculo do valor presente líquido com tratamento do risco através do método de simulação de monte carlo. Anais XXXI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. Set. 2007.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática, Porto Alegre: Artmed, 2007.
PEREIRA, S. B. C. Análise da Relação Entre Valor e Alavancagem no Mercado Brasileiro. Anais XXX Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro. Set. 2006.
PIRES, H. F. P. Universidade, políticas publicas e novas tecnologias aplicadas à educação a distância. Advir. Rio de Janeiro, nº 14, 2001. p 22-30.
QUADROS, A. L. et al. Aprendizagem e competição:a olimpíada mineira de química na
visão dos professores de ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.10, n. 3, 2010.
SCAVONE JUNIOR, L. A. Juros no direito brasileiro. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.
SILVA, V. C. DA; GOES JUNIOR, E. S. DE; FRANÇA, M. DA H.; AMBRÓSIO, P. E. Words Game in an Educational Context: Augmented Reality Aplication. IEEE Computer Society. 2011.
p. 128 - 133.
TOSCANI, N. V. et al. Development and analysis of an educational game for children aiming prevention of parasitological diseases. Interface – Comunic., Saúde, Educ. Educ., v.11, n.22, p.281-94, mai/ ago 2007.
UNTAR, S. A química no ensino fundamental e os conhecimentos dos professores das escolas municipais da cidade de Várzea Grande – MT. 145 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brasil. 2008.
WESTON, J. F.; BRIGHAM, E. F. Fundamentos da Administração Financeira, São Paulo: Makron
Books, 2000.
YEO, K.T.; QIU, F. The value of management flexibility – a real option approach to investment evaluation. International Journal of Project Management, USA, 2002, 9 p. Acesso em: 08 março. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.