ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO NATURAL POR RESÍDUO DE BRITAGEM DE GRANITO

Autores

  • Robson Arruda dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus de Patos.
  • Belarmino Barbosa Lira Universidade Federal da Paraíba - Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas (LABEME).
  • Ana Carolina Marinho Ribeiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611707238

Palavras-chave:

Argamassa, Reaproveitamento, Resíduos.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611707238

A indústria da construção civil consome muitos recursos naturais e é grande geradora de resíduos. Há uma grande problemática relacionada com o tratamento destes, sendo uma alternativa a sua reutilização como substituto de materiais naturais, por exemplo, na produção de argamassas e de concreto. Este trabalho tem como escopo estudar o reaproveitamento dos resíduos da britagem de granito como agregado em argamassa. Os resíduos foram ensaiados de acordo com as normas da ABNT para agregado miúdo utilizados na construção civil. Foram determinados dois traços com a substituição total da areia natural pelo resíduo em estudo e realizados ensaios de resistência nos corpos de prova, segundo a NBR 13279, bem como o estudo da influência do resíduo na aparência e no consumo de água. Constatou-se que a substituição refletiu positivamente na resistência à compressão e flexão da argamassa. Contudo, ressalta-se que para obter-se um agregado com bom desempenho é preciso classificar o material, sendo necessária a utilização de classificadores para se eliminar as frações mais finas e mais grossas possibilitando às suas aplicações um desempenho aceitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Arruda dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - Campus de Patos.

Engenheiro Civil (UFPB), pós-graduado em Engenharia de Instalações Prediais. Atualmente leciona no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB.

Belarmino Barbosa Lira, Universidade Federal da Paraíba - Laboratório de Ensaios de Materiais e Estruturas (LABEME).

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Engenheiro de Minas, mestre em Engenharia de Minas (UFMG), Doutor em Processamento Mineral (University of Queensland) e Pós-Doutor em Processamento Mineral (Universidade de Tohoku).

Ana Carolina Marinho Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Arquiteta e Urbanista graduada na Universidade Federal da Paraíba.

Referências

DNPM, Economia mineral do Brasil – 2009, 2009.

DUTRA, R. Rochas ornamentais – feldspato e quartzo. Encontro de engenharia e tecnologia dos Campos Gerais. Ponta Grossa/PR, 2006.

FORMIGONI, et. al. Aproveitamento de resíduos: reciclagem de rochas naturais. Disponível em: <http://junic.unisul.br/2007/JUNIC/pdf/0120.pdf>, acessado: 14/04/2010.

LUZ, A. B.; ALMEIDA, S. L. M. Manual de Agregados para a Construção Civil – 2ª edição. Centro de Tecnologia Mineral – CETEM. Rio de Janeiro, 2012.

MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: estrutura, propriedades e materiais. São Paulo: Pini, 1994.

NBR 13276: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – preparo da mistura e determinação de consistência. Rio de Janeiro, 2005.

NBR 13279: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – determinação da resistência à compressão. Rio de Janeiro, 2005.

NBR 7211: Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro 2009.

PARAHYBA, R. E. R. Mineração no semiárido brasileiro. Departamento Nacional de Produção Mineral, Brasília-DF, 2009.

RIBEIRO, C. C., et al. Material de Construção Civil. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2002.

SILVA, N. G. Argamassa de revestimento de cimento, cal e areia britada de rocha calcária. 2003, 164p. Dissertação de mestrado - Programa de Pós-Graduação em Construção Civil UFPR,2003.

VALVERDE, F. M. Agregados para construção civil. In: Balanço Mineral Brasileiro, 2001.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Santos, R. A. dos, Lira, B. B., & Ribeiro, A. C. M. (2013). ARGAMASSA COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO NATURAL POR RESÍDUO DE BRITAGEM DE GRANITO. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 8(8), 1818–1828. https://doi.org/10.5902/223611707238

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.