Métodos de gestão de resíduos verdes em instituições de ensino: uma revisão sistemática com foco na sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117067073Palavras-chave:
Instituições de ensino, Gerenciamento de resíduos, Resíduos de jardinagem, Resíduos verdes, Áreas verdesResumo
O adequado gerenciamento dos resíduos sólidos e alternativas sustentáveis para tratamento são tendências que atingem todos os níveis da sociedade, incluindo as instituições de ensino (IE). Diante disso, o estudo aborda uma revisão sistemática de literatura sobre os métodos de gerenciamento de resíduos de jardinagem em IE, com o objetivo de triar as publicações encontradas nas bases de dados Scopus e Google Acadêmico, a partir de um string de busca personalizado. Obteve-se no total 14 documentos incluídos no estudo, atendendo todos os critérios propostos. Estes documentos foram relacionados de acordo com os métodos de quantificação e destinação dos resíduos de jardinagem já existentes para IE. A alternativa mais discutida sobre a destinação deste tipo de resíduo em IE é a compostagem. Em relação à quantificação, os métodos de pesagem total e obtenção do volume foram os mais utilizados. O trabalho colabora com a prática de sustentabilidade dentro das IE, revelando alternativas sustentáveis utilizadas em IE para o gerenciamento de resíduos verdes.
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