Métodos de gestão de resíduos verdes em instituições de ensino: uma revisão sistemática com foco na sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236117067073

Palavras-chave:

Instituições de ensino, Gerenciamento de resíduos, Resíduos de jardinagem, Resíduos verdes, Áreas verdes

Resumo

O adequado gerenciamento dos resíduos sólidos e alternativas sustentáveis para tratamento são tendências que atingem todos os níveis da sociedade, incluindo as instituições de ensino (IE). Diante disso, o estudo aborda uma revisão sistemática de literatura sobre os métodos de gerenciamento de resíduos de jardinagem em IE, com o objetivo de triar as publicações encontradas nas bases de dados Scopus e Google Acadêmico, a partir de um string de busca personalizado. Obteve-se no total 14 documentos incluídos no estudo, atendendo todos os critérios propostos. Estes documentos foram relacionados de acordo com os métodos de quantificação e destinação dos resíduos de jardinagem já existentes para IE. A alternativa mais discutida sobre a destinação deste tipo de resíduo em IE é a compostagem. Em relação à quantificação, os métodos de pesagem total e obtenção do volume foram os mais utilizados. O trabalho colabora com a prática de sustentabilidade dentro das IE, revelando alternativas sustentáveis utilizadas em IE para o gerenciamento de resíduos verdes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Ribeiro Pandini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental no Ifes, Campus Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Yasmin Coelho de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES

Bióloga, especialista em gestão ambiental e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis, Ifes, Campus Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Adriana Marcia Nicolau Korres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Vitória, ES

Bióloga, Mestre em Microbiologia Agrícola e Doutora em Biotecnologia, Professora do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Sustentáveis, Ifes, Campus Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Referências

ALEIXO, A.M; LEAL, S.; AZEITEIRO, U.M. Conceptualization of sustainable higher education institutions, roles, barriers, and challenges for sustainability: An exploratory study in Portugal. Journal of Cleaner Production.; v. 172: p.1664-1673, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT, NBR. 10004. Classificação dos resíduos sólidos. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. 2020.

ARAÚJO, M. G. C. Controle microbiológico e atividade enzimática em compostagem de resíduos de poda e lodo de esgoto. Universidade Católica de Pernambuco [dissertation]. Recife: Universidade Católica de Pernambuco; p.89, 2011.

ARAÚJO, A. B. F. Proposta de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos para a escola de ciências e tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte [monography]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN; p. 86, 2019.

BARATTA JÚNIOR, A. P. Utilização do composto de resíduos da poda da arborização urbana em substratos para produção de mudas [dissertation]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro / UFRRJ; p. 53 2007.

BARATTA JÚNIOR, A. P.; MAGALHÃES L. M .S. Aproveitamento de resíduos da poda de árvores da cidade do rio de janeiro para compostagem. Revista de Ciências Agro-Ambientais. v. 8, p.113-125, 2010.

BARROS, M. V.; PUGLIERI, F. N.;TESSER, D. P.; KUCZYNSKI O.; PIEKARSKI, C. M. Sustainability at a Brazilian university: developing environmentally sustainable practices and a life cycle assessment case study. International Journal of Sustainability in Higher Education. v. 21 (5): p.841-859, 2020.

BRINGHENTI, J. R; GÜNTHER, W. M. R; KORRES, AMN; MARTONE-ROCHA, S; MOREIRA, A. M. M. Organic Waste Composting and Vermicomposting as Sustainable Practice in Higher Education Institutions. In Towards Green Campus Operations Energy, Climate and Sustainable Development Initiatives at Universities.; p.159-173, 2018. DOI: 10.1007/978-3-319-76885-4_10

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm

CADAVID-RODRÍGUEZ LS, AGUDELO-MORALES CE. Solid waste management in a colombian university. 2017.

CARBACH, E.; FISCHER, D. Sustainability Reporting at Schools: Challenges and Benefits. Journal of Teacher Education for Sustainability; v. 19, p.69-81, 2017.

CONCEIÇÃO MMM, PEREIRA JÚNIOR A. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior. Brazilian Journal of Development.; v. 6 (7): p.45643-45675. 2020.

DRAHEIN AD, LIMA EP, COSTA SEG. Performance in higher education institutions sustainable operations. Journal of Environmental Management and Sustainability.v. 9 (1), p.1-25. 2020.

FURIAM SM, GÜNTHER WMR. Avaliação da educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Sitientibus. V. 35; 7-27. 2006.

HERNANDEZ-DIAZ PM. Do sustainability practices influence university quality? A Colombian case study. International Journal of Sustainability in Higher Education. v. 21 (7), p.1525-1543, 2020.

LIBERATI A, ALTMAN DG, TETZLAFF J, MULROW C, GØTZSCHE PC, IOANNIDIS JPA, ET AL. The PRISMA Statement for Reporting Systematic Reviews and Meta-Analyses of Studies That Evaluate Health Care Interventions: Explanation and Elaboration. p.339, 2009.

LIRA BJM. Plano de reaproveitamento dos resíduos verdes por compostagem [monography]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN; p.40, 2018.

MALINOWSKY C. Tratamento dos resíduos sólidos orgânicos da UFSC através de biodigestor anaeróbio [dissertation]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; p.123, 2016.

MASON IG, Oberender A, Brooking AK. Source separation and potential re-use of resource residuals at a university campus. Resources, Conservation and Recycling. V.40, p.155-172, 2003.

MEIRA, A. M. Gestão de resíduos da arborização urbana [tese]. Piracicaba: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP; p.179, 2010.

MOTTA B. L. S.; CAMPOS J. F.; BASSANI F. Levantamento dos resíduos sólidos gerados em uma instituição de ensino superior, técnico e integrado. In: XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas; 2015; Minas Gerais, Brasil.

ONU. Organização das Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015.

ONU. Organização das Nações Unidas. Priorização da gestão de resíduos sólidos nas cidades aumenta, diz Banco Mundial. 2016.

PARITOSH, K.; MATHUR, S.; PAREEK, N.; VIVEKANAND, V. Feasibility study of waste (d) potential: co-digestion of organic wastes, synergistic effect and kinetics of biogas production. Int. J. Environ. Sci. Technol. v.15: p.1009-1018, 2017.

SNIS. Sistema Nacional de Informações Sobre Saneament. Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos. 2019.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Educação para o desenvolvimento sustentável. 2014.

VÁZQUEZ, M. A.; PLANA, R.; PÉREZ, C.; SOTO, M. Development of Technologies for Local Composting of Food Waste from Universities. International Journal of Environmental Research and Public Health.17, 2020.

YUSOFF, S. Toward integrated and sustainable waste management system in University of Malaya: UM zero waste campaign. In: E3S Web of Conferences. 2018.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Pandini, D. R., Freitas, Y. C. de, & Korres, A. M. N. (2022). Métodos de gestão de resíduos verdes em instituições de ensino: uma revisão sistemática com foco na sustentabilidade. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 26, e4. https://doi.org/10.5902/2236117067073

Edição

Seção

GESTÃO AMBIENTAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.