EDUCAÇÃO AMBIENTAL: USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA E APLICAÇÃO DE ALTERNATIVAS PARA DIMINUIÇAO DO CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611703890Palavras-chave:
Educação Ambiental, Conscientização, Energia, Meio Ambiente.Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223611703890
O consumo de energia elétrica tem aumentado com o advento das tecnologias limpas e com o consumo despreocupado da indústria e dos cidadãos. Este trabalho teve como objetivo disseminar as informações sobre os danos que o consumo desenfreado da energia elétrica pode causar ao meio ambiente e difundir sugestões sobre o controle do gasto de energia para alunos, suas famílias e para a comunidade. O público alvo foi uma turma, com 21 alunos, da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Luterana São Mateus – Sapiranga, RS. Foram desenvolvidas ações educativas onde se testou primeiramente, através de questionário, o conhecimento inicial dos alunos e, ao final, o que eles assimilaram e quais hábitos foram mudados. Atividades realizadas como pesquisas, debates, maquetes, mapas, apresentações, experimentos, confecção de adesivos e o estudo da conta de luz levaram a um aprendizado significativo. Mais importante que saber conceituar as características, a produção e a transmissão da energia elétrica é poder perceber que o tema foi difundido para toda uma comunidade escolar. A Educação Ambiental, trabalhada na escola, ultrapassa os muros dos estabelecimentos de ensino e chega a diversas pessoas através dos professores e alunos. Este é um dos meios através dos quais a sociedade transforma seus hábitos, adota novas atitudes que colaboram na redução do impacto ambiental e contribui para a preservação dos recursos ambientais.
Downloads
Referências
BÖHM, G. B. Um estudo com alunos do CEFET-RS sobre energia elétrica e ambiente, enfatizando a educação ambiental. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient., v. 11, jul-dez 2003.
CAPELETTO, G. J. Balanço Energético do Rio Grande do Sul 2005-2007. Porto Alegre: Grupo CEEE/Secretaria de InfraEstrutura
e Logística do Rio Grande do Sul, 2008. 240p.
KEMENES, A. As hidrelétricas e o aquecimento global. Ciência hoje, vol. 41, n.245, p.20-25. 2008.
REIS, M. M. Conceitos Elementares de Estatística. Disponível em < http://www.inf.ufsc.br/~marcelo/intro.html> Acesso em 19.10.2010
ROSSATO, J. Representações de Estudantes sobre questões ambientais 2007. 65 f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
SANTOS. E. T. A. dos. Educação Ambiental na Escola: conscientização da necessidade de proteção da camada de ozônio. 2007. 53f. Monografia (Especialização em Educação Ambiental), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.