O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS

Autores

  • Claudia Battestin Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Gomercindo Ghiggi Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611703294

Palavras-chave:

Filosofia, Natureza, Educação.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223611703294

A pretensão deste artigo, visa apresentar aspectos filosóficos históricos acerca da relação do Homem com a Natureza, afim de explicitar a necessidade de uma mudança sobre o meio em que vivemos. Se estamos vivendo uma possível mudança paradigmática; cercados de resquícios de uma ética antropocêntrica, incapaz de satisfazer as necessidades do nosso tempo, precisamos pensar sobre a problemática ambiental no âmbito educacional, necessitando de uma investigação filosófica, critica, e reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005,

CAPRA, Fritjot. As conexões ocultas. São Paulo: Cultrix, 2003.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultura, 1999 (Coleção Os Pensadores)

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

FREIRE, Paulo. A sombra desta Mangueira. 8 ed. São Paulo: Olho d'Água, 2006.

GRÜN, Mauro. Ética e Educação Ambiental: A conexão necessária. Campinas: Papirus 1996.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Educação, meio ambiente e globalização. V Congreso Iberoamericano de Educación Ambiental, 2006.

REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. São Paulo: Loyola, 2001.

RIBEIRO, Eduardo Ely Mendes. O individualismo e verdade em Descartes. Porto Alegre: Edipucrs, 1995.

SILVA, Divino José da. Ética e educação para a sensibilidade em Max Horkheimer. Ijuí:. UNIJUÍ, 2001.

SPINELLI, Miguel. A Matemática como paradigma da construção filosófica de Descartes. Revista Cadernos de História e Filosofia da Ciência. Unicamp, Campinas, v.2, n.1, 1990, pp. 5-15.

Downloads

Publicado

2011-07-10

Como Citar

Battestin, C., & Ghiggi, G. (2011). O QUE A FILOSOFIA TEM A VER COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL? REFLEXÕES FILOSÓFICAS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 3(3), 299–305. https://doi.org/10.5902/223611703294