Educação ambiental e recursos hídricos: um olhar sobre Santa Maria – RS

Autores

  • Alexandre Dal Forno Mastella Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria
  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702764

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relacionar as ações humanas com os problemas ambientais da cidade de Santa Maria tendo foco na temática dos recursos hídricos. Para isso, empregou-se o estudo da percepção ambiental de duas formas: a primeira consistiu em comparar o agravamento dos problemas ambientais de 10 pontos de um curso de água localizado na área urbana de Santa Maria – a Sanga da Aldeia; a segunda visou analisar a percepção dos acadêmicos do 8º semestre do curso de Engenharia Florestal da UFSM, frente aos problemas ambientais em torno do arroio Cadena. Realizou-se um levantamento fotográfico dos 10 pontos da Sanga da Aldeia. O estado atual do curso de água foi comparado com a situação em que este se encontrava no ano de 2008, quando os mesmos locais foram fotografados. Já os alunos, trabalharam em sala de aula questões referentes a gestão dos recursos hídricos e assistiram a um documentário sobre o arroio Cadena, em seguida, responderam a um questionário. Observou-se um incremento significativo da degradação ambiental na Sanga da Aldeia, o aumento do número de construções junto às margens e as ligações de esgoto irregulares, bem como o acúmulo de resíduos sólidos (lixo), além da vegetação inadequada presente nas áreas. Em relação a percepção dos acadêmicos diante da problemática do arroio Cadena, a maioria constatou que falta um planejamento adequado para gerenciar os recursos hídricos em Santa Maria, além da desconscientização da população. Logo, com o auxílio da percepção ambiental, pode-se afirmar que o comportamento da população juntamente com a falta de comprometimento do poder público, fazem com que, em um curto período de tempo, aumente o descaso ambiental em relação aos recursos hídricos e ao meio ambiente na cidade de Santa Maria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Dal Forno Mastella, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria

Doutorando em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração: Silvicultura. Graduado em Engenharia Florestal e Mestre em Manejo Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação Ambiental pela mesma universidade. Graduado em Licenciatura Plena no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (PEG/UFSM).

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona as disciplinas de hidráulica e recursos hídricos nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Referências

BERGER, M.G. Uso do sensoriamento remoto na hierarquização das áreas de risco ambiental na sub-bacia hidrográfica do arroio Cadena, município de Santa Maria, RS. 2001. 144f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Santa Maria.

BOUGUERRA, M. L. As batalhas da água: por um bem comum da humanidade. Petrópolis: Vozes, 2004, 236p.

FILIPETTO, J.E.. A importância da educação ambiental na preservação dos recursos hídricos no Campus da UFSM. Monografia de especialização (Especialização em Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2001.

LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MASTELLA, A. D. F. Ações de bioengenharia e educação ambiental para a microbacia da Sanga da Aldeia – Santa Maria, RS. 2008. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

MASTELLA, A. D. F. Educação ambiental e recursos hídricos: um olhar sobre Santa Maria – RS. 2010. 53f. Monografia de Especialização (Educação Ambiental) – Universidade Federal de Santa Maria, 2010.

MORAES, E. C. de. A construção do conhecimento integrado diante do desafio ambiental; uma estratégia educacional. In: NOAL, F. O; REIGOTA, M.; BARCELOS, V. H. (organizadores). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1997.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 7 Brasília, DF: UNESCO, 2000.

PEDRON, F. de A.; DALMOLIN, R.S.D.; AZEVEDO, A. C. de.; POELKING, E. L.; MIGUEL, P. Utilização do sistema de avaliação do potencial de uso urbano das terras no diagnóstico ambiental do município de Santa Maria – RS. Ciência Rural, Santa Maria, vol.36 no.2 Mar./Apr. 2006.

RIBEIRO, L. M. O papel das representações sociais na educação ambiental. Dissertação de Mestrado - Pontifícia Universidade Católica (Mestrado em Educação). Departamento de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio de Janeiro, 2003.

SILVA, L. L. da.; Ecologia: manejo de áreas silvestres. Santa Maria: MMA/FNMA/FATEC, p.151-175, 1996.

SUTILI, F. J.; DURLO, M. A.; BRESSAN, D. A. Hidrografia de Santa Maria. Ciência & ambiente, Santa Maria: Palloti, n. 38, p.79-82, jan/jun 2009.

URRUTIA, R.A. Urbanização: crescimento da área urbana, espaços ociosos e especulação imobiliária no município de Santa Maria - 1980/2000. 2002. 65f. Monografia (Especialização em História do Brasil) - Programa de Pós-graduação em História do Brasil, Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Como Citar

Mastella, A. D. F., & Nishijima, T. (2011). Educação ambiental e recursos hídricos: um olhar sobre Santa Maria – RS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 2(2), 142–151. https://doi.org/10.5902/223611702764

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)