Preservação ambiental e qualidade de vida em comunidades quilombolas

Autores

  • Toshio Nishijima Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS
  • Luciana Aparecida Ramos Martins Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611702283

Palavras-chave:

Educação ambiental, Comunidade quilombola, Lixo, Água

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a realidade da comunidade quilombola, verificando seus êxitos e suas necessidades, buscando a sensibilização da comunidade quanto à importância da preservação ambiental, bem como sua correlação com a saúde e a qualidade de vida dos moradores do Passo do Maia, localizada no município de Formigueiro, região central do Rio Grande do Sul. A primeira etapa partiu da análise e interpretação de diferentes abordagens sobre o tema encontrado em referências bibliográficas, tanto em relação à formação histórica das comunidades quilombolas, quanto em obras específicas sobre meio ambiente, preservação ambiental e destinação adequada do lixo doméstico. A segunda etapa, fundamentou-se em informações colhidas a partir das entrevistas e questionários aplicados aos moradores da comunidade quilombola Passo do Maia. Entre os principais problemas de degradação ambiental na comunidade, destaca-se a poluição de águas e solos em função da destinação inadequada dos resíduos domésticos, que muitas vezes são depositados no entorno. É possível melhorar o entorno a partir de práticas adequadas em relação ao lixo doméstico produzido na comunidade, tais como, separação dos resíduos, sendo que os orgânicos podem ou devem ser enterrados a fim de serem utilizados como adubo orgânico nas hortas existentes na localidade. A sensibilização dos moradores da comunidade quanto à questão da preservação ambiental é possível, visto que demonstram boa vontade em adotar novos hábitos ambientalmente mais saudáveis, com a utilização de práticas pedagógicas de educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Toshio Nishijima, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1986) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Leciona as disciplinas de hidráulica e recursos hídricos nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal. Atua, também em Educação Ambiental, na área de água e solo, na modalidade de curso presencial e de curso à distância. Exerce o cargo de Coordenador do Curso de Agronomia do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Política da Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Ciclo de Palestras Sobre Meio Ambiente. Brasília: MEC; SEF, 2001.

DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômico. A Situação Do Trabalho No Brasil. São Paulo, 2001

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Ediusp, 1999.

HENRIQUES, RICERDO. Desigualdade racial no Brasil: evolução das condições de vida na década de 90. Rio de Janeiro: IPEA, 2001.

IBGE. Desigualdade. Rio de Janeiro, 05 de junho de 2004. Disponível em file:///IBGE.htm. Acesso em 18 de setembro de 2009.

JACOBI, PEDRO. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa no.118, São Paulo: Autores associados, 2003.

MAESTRI, MÁRIO. O Escravo Gaúcho: Resistência e Trabalho. POA. UFRGS,1993.

MAESTRI, MÁRIO. Uma História do Brasil Colônia. São Paulo: Contexto,1997.

MUNANGA, KABENGELE. Preconceito Racial no Sistema Educativo Brasileiro e Seu Impacto no Processo de Aprendizagem do “Alunado Negro”. In: AZEVEDO, Clóvis, GENTILI, Pablo, KRUG, Andréa e SIMON, Cátia. Utopia e Democracia na Educação Cidadã. Porto Alegre: Ed. UFRGS / Secretaria Municipal de Educação, 2000.

RIZZOLO, FERNANDO. Negros são Maioria dos que Recebem Bolsa Família. Blog do Rizzolo, São Paulo, 16 de dezembro de 2008. Disponível em: http://rizzolot.wordpress.com/negros-saomaioria-dos-que-recebem-bolsa-familia-diz-pesquisa/. Acesso em 20 de setembro de 2009.

TOMÉ, GERUSA DE FÁTIMA. Racismo: O negro e as condições de sua inserção no mercado de trabalho brasileiro no final da década de 90. Revista Urutágua, Departamento de Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá (UEM), 2004.

TORRES, PATRÍCIA LUPION. (org.) Uma Leitura Para os Temas Transversais. Curitiba: SENAR-PR, 2003.

Downloads

Publicado

2010-11-21

Como Citar

Nishijima, T., & Martins, L. A. R. (2010). Preservação ambiental e qualidade de vida em comunidades quilombolas. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 1(1), 59–69. https://doi.org/10.5902/223611702283

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.